Faculdade de Letras homologa marca institucional em reunião extraordinária

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom

Em reunião extraordinária ocorrida nesta terça-feira, 29, no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia (FT), o Conselho Diretor da Faculdade de Letras (FLet) homologou seleção da marca institucional escolhida em votação online pela comunidade da FLet.
Além dos Conselheiros, de docentes, de discentes e de técnicos da Faculdade de Letras, a reunião contou ainda com a participação do Magnifico Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que afirmou que a logomarca institucional compõe a identidade da Faculdade.
O professor destacou também que, em sua organização e enquanto Unidade Acadêmica, a FLet tem uma grande visibilidade em sua área e no contexto institucional da Ufam. Em termos de representação visual, sua definição irá reforçar ainda mais essa identidade entre as Unidades da Universidade, frisou o Reitor que explicou ainda que, mais do que uma composição visual, a logomarca é a assinatura da unidade e deve funcionar como uma tradução visual de sua personalidade.
De acordo com o professor Puga, sua participação na reunião extraordinária da Faculdade de Letras é um exemplo do trabalho de aproximação permanente das Pró-Reitorias e dos órgãos suplementares junto às Unidades Acadêmicas, por meio de ações que envolvam as próprias Unidades e também de visitas permanentes de toda a equipe da Administração Superior.
A Diretora em exercício da FLet, professora Cássia Nascimento, disse que a solicitação junto ao PET Design para elaboração da marca da FLet resultou em duas composições, levando a comunidade da Faculdade de Letras escolher em processo de votação online a marca cuja seleção foi homologada hoje, uma identidade visual robusta que trazuma imagem mais moderna à FLet. Isso foi determinante no processo de escolha, comentou a professora.
De modo geral, ressaltou a Diretora, os cursos de Letras da Faculdade totalizam sete cursos de graduação e um de pós- graduação, congregando mais de 70 docentes. Segundo Nascimento, a FLet tem uma participação positiva no âmbito institucional, oferecendo cursos de Línguas Espanhola, Francesa, Inglesa, Japonesa, Portuguesa e de Libras Estrangeiras para vários cursos de graduação da Universidade.
Com a criação da FLet, além da necessidade de um ambiente organizacional que supra as atividades da Faculdade, fez-se necessário uma marca que represente a Unidade. “Então, ter uma marca institucional que possa representar a FLet nos eventos e ações que a Faculdade realizar é extremamente importante”, finalizou a Diretora.

Sobre a marca
A criação e o desenvolvimento da proposta foram elaborados pela estudante do curso de Design, Amanda Rocha, por meio do Programa de Educação Tutorial (PET), sob orientação da professora Karla Mazzarello. Conforme afirmou a petiana, a cor lilás representa a área de Letras. A forma geométrica da logo escolhida apresenta um quadrado, para demonstrar o engajamento, a responsabilidade e a modernidade da Faculdade de Letras. A variação no tamanho das letras representa a dinamicidade do grupo e a diversidade características da FLet.