Edua participa de encontro da Associação Brasileira de Editoras Universitárias

 

Em pauta, uma agenda comum às editoras públicas e privadasEm pauta, uma agenda comum às editoras públicas e privadas

A Universidade Federal do Amazonas, representada pela diretoria da Editora da Ufam (Edua), participou, no período  de 22 a 25 de maio, do I Seminário Brasileiro de Edição Universitária e da 31ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, no Rio de Janeiro. Os encontros foram realizados na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, e prosseguem no Palácio Itaboraí, em Petrópolis (RJ). 
 
Aproximadamente 65 editoras universitárias, entre públicas e privadas, estavam presentes na oportunidade em que se discutiu uma agenda comum às publicações acadêmicas. Dentre as abordagens estavam o papel da publicação acadêmica, seus espaços de publicação e circulação, as estratégias para ampliar a circulação dos livros científicos e as definições das políticas de difusão do conhecimento, segundo informações do representante da Ufam, o diretor da Edua, professor Sérgio Freire.
 
“As discussões em fóruns como esses são fundamentais porque evidenciam os problemas comuns que temos nos processos de publicação acadêmica ao mesmo tempo em que mostram as especificidades de cada Editora no seu cenário particular e os desafios a serem superados”, disse o gestor. Gestores das editoras reuniram em Petrópolis (RJ)Gestores das editoras reuniram em Petrópolis (RJ)
 
Durante o evento, foi realizada a reunião regional Norte, com a participação das editoras do Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No encontro ficou estabelecida a realização de uma reunião de trabalho a ser realizada em Manaus, em agosto, para que as editoras do Norte possam compartilhar processos e ações.
 
“As informações e experiências desses encontros são fundamentais para que possamos aprimorar o processo de reestruturação por qual vem passando a Editora da UFAM, seguindo a diretriz da administração superior, cujo apoio tem sido fundamental para essa reestruturação de infraestrutura e de políticas editorais de nossa Editora”, concluiu o diretor.
 
Programação - O último dia da 31ª Reunião Anual da Abeu começou com uma roda de conversa: "Quais políticas, quais interlocuções?". O debate teve a participação de Paula Xavier, Coordenadora de Informação e Comunicação da Fiocruz; Ricardo Borges, assessor de comunicação da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), autora do Projeto de Lei do Senado nº 212/216, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita; Rogério Lannes Rocha, editor-chefe e coordenador do Programa RADIS de Comunicação e Saúde; e com mediação de Fernanda Marques assessora de comunicação da Editora Fiocruz. A mesa debateu sobre políticas de disseminação dos conhecimentos.
 
 
 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable