Acadêmicos de Farmácia ministram treinamento de Boas Práticas em Alimentação

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

Treinamento promovido pelos discentes do curso de Farmácia Treinamento promovido pelos discentes do curso de Farmácia No dia 22 de maio, os discentes Abrames Góes, Allyne Silva, Mayara Costa e Thais Fernandes, do curso de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), orientados pela professora Ângela Libia Cardoso, por meio da disciplina Controle de Qualidade de Alimentos, promoveram treinamento de Boas Práticas em Serviços de Alimentação para os funcionários da empresa fornecedora de refeições nos Restaurantes Universitários do campus sede da Ufam.

Participaram da atividade, além dos funcionários que preparam as refeições, os administradores e a nutricionista da empresa responsável. Durante o curso, foram abordados temas como higiene dos manipuladores dos alimentos e do local de trabalho, cuidado e doenças transmitidas por alimentos.

O treinamento faz parte da avaliação da disciplina, onde a turma do 7º período de Farmácia escolhe um estabelecimento para receber o curso. Segundo a aluna Mayara Costa, os temas abordados seguem a Resolução RDC 216 de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Dentro do cronograma, nós aplicamos o check-list baseado na resolução para verificar conformidades e não conformidades, elaboração de Pop's, com temas pertinentes a alimentos, higienização, manipulação e etc. Enfim, esse trabalho visa aperfeiçoar o conhecimento do aluno, ensinando a realizar esse tipo de atividade para quando for para o mercado, propiciando também conhecer e ter acesso ao funcionamento do restaurante universitário, podendo ver de perto como é manipulado os alimentos que atendem a maioria dos alunos”, afirmou a estudante.

Funcionários da empresa MJ, prestadora de serviços do RU, participaram do cursoFuncionários da empresa MJ, prestadora de serviços do RU, participaram do cursoAinda segundo Mayara, o trabalho está sendo bastante proveitoso e ela e os colegas estão aprendendo bastante, percebendo sua contribuição na responsabilidade destinada os funcionários do Restaurante, que participaram de forma efetiva do treinamento, de acordo com a aluna.

Para a coordenadora do Restaurante Universitário, Klélia Santos, o conhecimento de Boas Práticas por parte dos funcionários da empresa prestadora de serviços é essencial para a melhoria do atendimento. “Os funcionários já passam por esse treinamento quando começam a trabalhar no restaurante. O curso serviu como atualização e reforço nos cohecimentos. Dessa forma, evitamos risco de contaminação, o que é fundamental para a saúde e qualidade do alimento. Estamos trabalhando tanto na estrutura física, como também em capacitação para promover a melhoria contínua dos serviços do RU”, finalizou Klélia.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable