Escola de Enfermagem de Manaus realiza Workshop Internacional de Pesquisa-Ação Participativa em Saúde

Evento ocorre até esta quinta-feira, 24 de maio.

Professora Irma Brito, apresentando métodos de educação por paresProfessora Irma Brito, apresentando métodos de educação por pares

Por Carlos William
Equipe Ascom

A Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) promove até a próxima quinta-feira, 24, entre 14 e 18h, a primeira edição do Workshop Internacional de Pesquisa-Ação Participativa em Saúde. O evento tem a participação da professora Irma Brito, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal, e membro do Conselho Internacional que trata do tema.

A pesquisa funciona como um mecanismo estratégico para diminuir os riscos de doenças decorrentes da vulnerabilidade juvenil, por meio da chamada 'educação por pares'. Nesta modalidade educacional, o processo adotado é o da aprendizagem horizontal, em que os envolvidos sentem que estão conversando com pessoas semelhantes e, portanto, tendem a atribuir maior credibilidade ao procedimento, na medida em que ficam mais confortáveis em relação às informações fornecidas durante a pesquisa, ou aos serviços de Enfermagem ofertados.

Conforme afirma a diretora da EEM, professora Nair Chase, a 'educação por pares' é imprescindível para que os futuros profissionais da Saúde pratiquem o suporte teórico adquirido na academia e tenham contato com outras realidades. Segundo ela, esse é o primeiro Workshop Internacional de Pesquisa-Ação Participativa em Saúde realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sendo parte das iniciativas que nascem do intercâmbio entre as escolas de enfermagem de Manaus e de Coimbra. “A expectativa é engajar nossos alunos, ampliar as ações de intervenção apresentadas pela professora Irma Brito e aplicá-las internamente. A intenção central consiste em otimizar a atenção à saúde dos estudantes, que por vezes se surpreendem com alto índice de doenças e com o fato de não serem imortais, tal como provavelmente se sentiam durante a adolescência, o que pode causar depressão e evasão, problemas que pretendemos impedir ou minimizar”, explicou a professora.

O método já implementado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra consiste em estimular que jovens eduquem outros jovens do ensino superior, após frequentarem formação específica de 30h, no mínimo, ofertada pela própria instituição. Para a professora Irma Brito, a ação é fundamental para contribuir com o protagonismo juvenil. “É de suma importância ampliar a participação de jovens vinculados às instituições de ensino superior em questões relevantes socialmente, e uma delas é a promoção da saúde”, considerou.

Suporte digital

A plataforma Kahoot! auxiliou a atividadeA plataforma Kahoot! auxiliou a atividadeA plataforma utilizada para coletar dados entre os estudantes, com objetivo de reduzir os danos relacionados à vulnerabilidade juvenil, é intitulada Kahoot!. Acesse o link. Trata-se de um aplicativo interativo, disponível para sistemas operacionais de computadores e aparelhos celulares, que permite aos usuários a criação de jogos educativos com perguntas e respostas de múltipla escolha. Cada resposta é ilustrada com uma cor e uma forma geométrica e, ao final, o percentual de riscos é enviado ao dispositivo do educador, o que possibilita um mapeamento do perfil dos entrevistados para buscar prevenções, tratamentos e aconselhamentos dados por profissionais e estudantes das ciências da saúde.

Em dinâmica realizada durante o dia 22, para ilustrar a atividade, as perguntas do jogo variaram entre hábitos alimentares, de exercício físico e até contextualização dos níveis de saúde mental. “Você caminha no mínimo 30 minutos diariamente?”, “Ingere alimentos hipercalóricos ou fast foods?”, e “Dá e recebe afetividade?” foram alguns dos questionamentos. Irma Brito destacou que o aplicativo torna a aprendizagem muito mais dinâmica.

Foram apresentados, em seguida, alguns projetos de pesquisa e de extensão idealizados e desenvolvidos por estudantes de graduação de Enfermagem da Ufam, que tinham como público-alvo outros discentes da Instituição, por serem essas, também, ações de intervenção e educação por pares. Os projetos incluem prevenções de doenças cardiovasculares, melhoria da qualidade da saúde da mulher, prevenção do alcoolismo e do suicídio, com atenção voltada à saúde mental, dentre outros.