SIASS realiza serviços de saúde no 1º Circuito de Saúde do Servidor

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/Unidade Ufam) desenvolve atividades de promoção de bem-estar durante o 1º Circuito de Saúde do Servidor, que ocorre até 17h desta quarta-feira, 23, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul do Campus Sede. Na programação, destacam-se ginástica laboral, oficinas, estandes com serviços de saúde, estética, exposição de produtos e sorteios.
De acordo com a gestora do SIASS/Unidade Ufam, Renata Pinheiro, o objetivo do órgão é proporcionar orientações em saúde física e mental aos servidores federais da Universidade e demais órgãos partícipes, como Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com gestora, as atividades pensadas para esse 1º Circuito de Saúde do Servidor se baseiam num dos eixos da política promocional à saúde que envolve saúde mental, assuntos nutricionais e atividades físicas. Segundo Pinheiro, essa questão está voltada à qualidade de vida do servidor federal, e não somente para aquele que está afastado do ambiente de trabalho, mas para o que necessita de informações quanto à saúde no próprio ambiente de trabalho.
A legislação ampara e existem leis no sentido de que o servidor deve conhecer para estar respaldado e exigir de seus gestores institucionais um ambiente saudável, tanto em condições de trabalho quanto nas relações interpessoais, no combate ao assédio moral e na saúde mental, ressalta a gestora.
O SIASS/Unidade Ufam, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), criado para atender aos eixos da política de atendimento e atenção à saúde do servidor público federal quanto a perícia, vigilância de promoção à saúde e acompanhamento do servidor. Além da Ufam, existem onze órgãos federais integrados ao SIASS cuja sede se encontra no prédio do Centro de Atendimento Integral ao Servidor (Cais).
Dentre as estratégias de marketing de divulgação ampla junto ao servidor federal, o SIASS lança o Programa “SIASS até você”, que é uma atividade para atender com mais intensidade e divulgar as ações do SIASS no âmbito dos órgãos federais. “Apesar de termos uma legislação e o portal do Siass, existe uma dificuldade de alcançar o público. O problema só é detectado quando ocorre uma perícia médica e sentimos a falta de informação, como no prazo de entrega de exames e documentos”, completa a gestora.
Exames de rotina
A professora da Faculdade de Ciências Agrárias, Maria Tereza Lopes, que realiza exames de aferição arterial e glicemia, relata que, para o servidor, no cotidiano de trabalho, o horário é muito corrido. “Normalmente, não se tem tempo suficiente para averiguar a pressão arterial, a glicemia e hábitos saudáveis. Eu acredito que, se tiver esse programa com mais freqüência, será de relevância e dará oportunidade da realização de exames periódicos”, disse.
A assistente social da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Ingrid Areque, aproveitando a oportunidade, realizou atividade de estética (manicure). “As ações desenvolvidas pelo SIASS/Unidade Ufam são importantes, considerando que o servidor tem um ciclo intensivo de trabalho. Elas são necessárias no tratamento da saúde e da estética do servidor”, finaliza Araque.