HUGV/Ebserh realiza ação 'Salve vidas: higienize suas mãos'
Iniciativas lúdicas e diálogos deram o tom nas ações de conscientização
Por Juan Chenini Reis e Catarina Moura, sob a supervisão de Alberto Jean Fermin / Comunicação HUGV
Equipes da Unidade de Vigilância em Saúde (UVS) e Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (UGRA), do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveram nos dias 7, 8 e 9 de maio uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Higiene das Mãos (05/05) e ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar (15/05). Durante os três dias, um stand foi montado no hall do Hospital, onde por meio de experimento com luz negra foi possível identificar os pontos de sujeira das mãos e repensar a importância da lavagem de mão realizada corretamente, tudo de forma lúdica. As atividades incluíram, ainda, blitz nas clinicas com apresentações de boletins da Unidade de Vigilância em Saúde e distribuição de brindes aos participantes.
Nos últimos dois anos, a Unidade de Vigilância em Saúde trabalha com o conceito de educação em saúde, que visa melhorar a cultura de segurança do paciente no hospital, por meio da conscientização sobre a higiene das mãos e divulgação de informações relacionadas ao Controle de Infecção Hospitalar, com dados das taxas de infecção e quais os tipos mais prevalentes, para que todos os profissionais se insiram nesse contexto e possam fazer parte da mudança de cultura e comportamento.
“Recebemos elogios das equipes pelo fato de termos nos tornado mais presentes. Vamos às clínicas diariamente, acompanhamos todos os pacientes em risco de infecção, trabalhamos com educação em saúde, orientamos as equipes. Tem havido um acompanhamento mais ativo e o hospital tem visto isso Então podemos perceber que a receptividade e aceitação das nossas equipes têm melhorado muito. Esperamos que ao fim das atividades possamos elencar as fragilidades e queixas que encontramos. Esse é o nosso momento, também, de melhorar, traçar metas. Mas nada se consegue alcançar sozinho. Precisamos de todo o HU”, ressaltou o Chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Jefferson Gonçalves.
Sobre a Ebserh
Desde novembro de 2013, o HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.