Grupo nacional discute online sobre doenças neuromusculares com a participação do HUGV/Ufam

Por Cristiane Souza Equipe Ascom Ufam
Com participação ativa na Rede Universitária de Telemedicina (Rute), a Telemedicina do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), cujas atividades são realizadas na Gerência Multidisciplinar de Telemedicina da Universidade Federal do Amazonas (GMTS/Ufam), participa de 40 dos 52 Grupos de Interesse Especial (SIG) gerenciados pela Rede. Na tarde do último dia 8 de maio, um grupo novo – em Doenças Neuromusculares – realizou sua primeira sessão, da qual participaram médicos residentes em Neurologia do HU.
O coordenador local do SIG (do inglês Special Interest Groups) em Doenças Neuromusculares é o neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Ufam Pablo Vinicius Silveira Feitoza. O primeiro tema discutido por esse grupo foi "Abordagem clínica nas miopatias mais frequentes em adultos", apresentado pelo professor Ivar Viana Brandi, do Hospital SARAH de Salvador.
“No dia 8, realizamos a sessão sobre doenças neuromusculares, que incluiu um grupo de especialistas que trabalha basicamente com doenças do nervo, do músculo e da função neuromuscular. Esse módulo inteiro, em particular, vai ser sobre doenças do músculo no âmbito clínico, genético, molecular”, situou o professor Feitoza.
O SIG terá um encontro mensal, promovido pela Rute e com a participação de instituições cujos profissionais prestem atendimento a pacientes e/ou desenvolvam pesquisa clínica em doenças neuromusculares. Nos encontros, serão discutidos casos clínicos de relevância clínica e acadêmica, protocolos de abordagem clínica, protocolos de pesquisa e atualização sobre a área de estudo.
A respeito da participação do HUGV/Ufam na Rede, a gerente da GMTS Ufam e da Telessaúde do HUGV, enfermeira Adriany Araújo, destacou a representatividade da instituição nos grupos de interesse. “Quem criou o SIG de Dermatologia, por exemplo, é da Unifesp, mas outras instituições podem ter coordenações locais e desenvolver atividades conforme o calendário nacional. Cada SIG faz uma aula ou estudo de caso mensal com a participação de profissionais, residentes e internos, além de profissionais de outras instituições. Hoje, a Ufam participa de 40 grupos dos 52 existentes na Rede”, destacou.
Conforme a GMTS, a Ufam está entre as três instituições com o maior número de grupos de interesse. Em termos percentuais, a participação da Federal do Amazonas é de 77%.
Sobre a Rute
A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). A Rute é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e a incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.
A Rede estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs), onde são apresentados debates, discussões de caso, aulas e diagnósticos a distância entre diversas especialidades como, Psiquiatria, Cardiologia, Enfermagem, Oftalmologia, Dermatalogia, entre outras.
Atualmente, existem mais de 60 núcleos em operação e 52 grupos de interesse em funcionamento com várias especialidades. Além disso, segundo a Rute, são realizadas cerca de 600 sessões anuais de vídeo ou videoconferência.
Para mais informações, acesse http://rute.rnp.br/.