Grupo nacional discute online sobre doenças neuromusculares com a participação do HUGV/Ufam

Residentes em Neurologia do HUGV participaram da primeira sessão do SIG em Doenças Neuromusculares por videoconferência na sala da GMTS UfamResidentes em Neurologia do HUGV participaram da primeira sessão do SIG em Doenças Neuromusculares por videoconferência na sala da GMTS Ufam

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Com participação ativa na Rede Universitária de Telemedicina (Rute), a Telemedicina do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), cujas atividades são realizadas na Gerência Multidisciplinar de Telemedicina da Universidade Federal do Amazonas (GMTS/Ufam), participa de 40 dos 52 Grupos de Interesse Especial (SIG) gerenciados pela Rede. Na tarde do último dia 8 de maio, um grupo novo – em Doenças Neuromusculares – realizou sua primeira sessão, da qual participaram médicos residentes em Neurologia do HU.

O coordenador local do SIG (do inglês Special Interest Groups) em Doenças Neuromusculares é o neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Ufam Pablo Vinicius Silveira Feitoza. O primeiro tema discutido por esse grupo foi "Abordagem clínica nas miopatias mais frequentes em adultos", apresentado pelo professor Ivar Viana Brandi, do Hospital SARAH de Salvador.

“No dia 8, realizamos a sessão sobre doenças neuromusculares, que incluiu um grupo de especialistas que trabalha basicamente com doenças do nervo, do músculo e da função neuromuscular. Esse módulo inteiro, em particular, vai ser sobre doenças do músculo no âmbito clínico, genético, molecular”, situou o professor Feitoza.

O SIG terá um encontro mensal, promovido pela Rute e com a participação de instituições cujos profissionais prestem atendimento a pacientes e/ou desenvolvam pesquisa clínica em doenças neuromusculares. Nos encontros, serão discutidos casos clínicos de relevância clínica e acadêmica, protocolos de abordagem clínica, protocolos de pesquisa e atualização sobre a área de estudo.

A respeito da participação do HUGV/Ufam na Rede, a gerente da GMTS Ufam e da Telessaúde do HUGV, enfermeira Adriany Araújo, destacou a representatividade da instituição nos grupos de interesse. “Quem criou o SIG de Dermatologia, por exemplo, é da Unifesp, mas outras instituições podem ter coordenações locais e desenvolver atividades conforme o calendário nacional. Cada SIG faz uma aula ou estudo de caso mensal com a participação de profissionais, residentes e internos, além de profissionais de outras instituições. Hoje, a Ufam participa de 40 grupos dos 52 existentes na Rede”, destacou.

Conforme a GMTS, a Ufam está entre as três instituições com o maior número de grupos de interesse. Em termos percentuais, a participação da Federal do Amazonas é de 77%.

Sobre a Rute

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). A Rute é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e a incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A Rede estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs), onde são apresentados debates, discussões de caso, aulas e diagnósticos a distância entre diversas especialidades como, Psiquiatria, Cardiologia, Enfermagem, Oftalmologia, Dermatalogia, entre outras.

Atualmente, existem mais de 60 núcleos em operação e 52 grupos de interesse em funcionamento com várias especialidades. Além disso, segundo a Rute, são realizadas cerca de 600 sessões anuais de vídeo ou videoconferência.

Para mais informações, acesse http://rute.rnp.br/.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable