Conferência sobre o Zika Vírus abre Congresso de Biomedicina na Ufam
Em sua segunda edição, o II Congresso de Biomedicina da Região Norte conta com 32 palestras, 02 mesas redondas e 04 minicursos em sua programação. O Congresso abriga ainda o VII Encontro de Biomedicina do Amazonas.
Atualização de conhecimentos
Segundo a professora doutora Alita Mussa, presidente da Comissão Organizadora do II Congresso de Biomedicina da Região Norte e do VII Encontro de Biomedicina do Amazonas, os eventos são imprescindíveis para quem pretende se atualizar na área de Biomedicina. “O evento reúne Biomédicos e acadêmicos dos cursos de Biomedicina e áreas afins de toda a Região Norte do país e tem como principal objetivo promover a divulgação de inovações e a produção das diversas áreas do conhecimento, envolvendo saúde e diagnóstico. Para tanto, foram convidados profissionais referenciados de cada área, dentre eles o doutor Pedro Vasconcelos, que está como representante do Ministério da Saúde nas reuniões sobre o Zika diante da OMD/OPAS”, ressaltou a presidente.
Conferência de abertura
O doutor Pedro Fernando da Costa Vasconcelos é diretor do Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde. O pesquisador conduz as principais pesquisas sobre o Zika Vírus no país. Durante aproximadamente uma hora, o palestrante abordou a situação atual e as perspectivas da vacina contra o Zika Vírus no Brasil. “A previsão é que somente daqui a três anos tenhamos a vacina contra o Zika Vírus disponibilizada para humanos. Estamos na fase dos estudos experimentais exigidos pela Organização Mundial de Saúde. Nessa fase, os ensaios são feitos com animais como hamsters, camundongos e macacos Rhesus”, declarou o cientista.
Palavra de congressista
A palestra do doutor Pedro Fernando Vasconcelos era bastante aguardada pelos congressistas. A acadêmica do sétimo período de Biomedicina na Unip, Alice Alencar, era uma das estudantes presentes na Conferência de abertura. “O doutor Fernando é o principal pesquisador sobre Zika Vírus no Brasil. Para nós, acadêmicos e profissionais biomédicos, é de grande importância a palestra dele sobre as perspectivas de vacina contra Zika, considerando a recente epidemia que aconteceu em nosso país e as consequências para a população”, declarou a aluna.