Universidade discute parceria para intercâmbios docente e estudantil em instituições cubanas

Gestores da Ufam receberam o cônsul geral de CubaGestores da Ufam receberam o cônsul geral de Cuba
 
 
Um protocolo de intenções especificará os objetivos e delimitará as áreas de atuação. A priori, foram citadas quatro áreas principais: Medicina, Cultura e Esportes, Educação e Tecnologia
 
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom
 
Oportunizar intercâmbios a docentes e discentes da Ufam em instituições de ensino de Cuba, e vice-versa. Essa é a proposta do acordo a ser firmado entre Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e governo cubano. O primeiro passo foi dado na quarta-feira, 25, quando o vice-reitor, professor Jacob Cohen, recebeu o cônsul geral da República de Cuba em Manaus, Turcios Miguel Esquivel López.
 
O aspecto mais relevante da parceria, segundo apontou o professor Cohen, além da troca de experiências entre docentes da Ufam e de instituições de educação cubanas, é possibilitar a dupla certificação, ou certificação binacional, aos discentes que também participarem do programa de intercâmbio. “É uma cooperação que fortalece os dois lados”, frisou o vice-reitor.
 
“Estamos delineando uma parceria entre o Ministério de Educação de Cuba e a nossa Universidade para realizar mobilidade docente e estudantil. Por meio desse acordo interinstitucional, será possível que professores da Ufam atuem como visitantes em Cuba, ministrando cursos e aulas, e docentes de lá atuem aqui. Discentes cubanos poderão fazer intercâmbio acadêmico na Ufam, e vice-versa”, detalhou a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Brasil.
 
Ainda conforme a titular da ARII, o propósito desse primeiro encontro foi inaugurar a aproximação mais efetiva entre a Ufam e o governo cubano. “Hoje estamos abrindo esta parceria para começar a especificar em que áreas nós iremos atuar. A priori, seria nas áreas de Medicina, Cultura e Esportes, Educação e Tecnologia”, informou a professora Leda Brasil.
 
Iniciativa
 
O cônsul geral de Cuba em Manaus, Turcios Miguel Esquivel López, afirmou que o projeto deve ter o primeiro passo com alinhamento das expectativas dos futuros parceiros e do que se pretende alcançar. “Sabemos que será elaborada uma carta de intenções para definir os objetos do acordo. Precisamos iniciar essa experiência de desenvolver um forte vínculo bilateral no ramo da Educação, porque é ela que permite o desenvolvimento dos países”, destacou o cônsul cubano.
 
A ideia, segundo ele, é criar programas em cooperação conforme os potenciais de recursos humanos de ambas as instituições. “Cuba tem um grande potencial na área da Saúde. O programa Médico da Família é um projeto que nós temos em Cuba há trinta anos”, exemplificou Turcios Miguel, considerando ainda a oportunidade de aprendizado da Língua Espanhola para os brasileiros e o contato intenso com a Língua Portuguesa para os cubanos durante o período de intercâmbio.
 
Atualmente, já existe uma parceria entre o governo de Cuba e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), como explicou o professor Israel Gondres Torné, que atua na Escola Superior de Tecnologia (EST). “Hoje temos professores cubanos na capital e no interior. São dois professores em Itacoatiara, um em Parintins, dois em Tabatinga e três em Tefé”, enumerou o professor visitante da UEA, para quem é importante que se tenha um acordo vantajoso também para o público discente. “Queremos proporcionar a dupla certificação para os graduandos”, concluiu.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable