Curso de Língua Portuguesa para estrangeiros promove aula inaugural

A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet - Ufam), por meio do Núcleo de Línguas, realizou no dia 17 de abril aula inaugural do curso de Língua Portuguesa para estrangeiros, através do programa Idiomas sem Fronteiras (Isf). Representantes do Consulado da Colômbia em Manaus e 60 imigrantes participaram do evento, além de docentes, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica.
Ao todo, duas turmas serão formadas durante o primeiro semestre de 2018, tendo 25 vagas disponibilizadas para cada uma e duração de quatro meses. O objetivo da iniciativa consiste em apresentar à comunidade de imigrantes colombianos o Programa Isf, seu funcionamento e o curso a ser ofertado, além das formas de internacionalização incorporadas pela Universidade.
Duas turmas serão formadas no primeiro semestre.
O evento foi realizado no auditório Rio Solimões, localizado no hall do instituo de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais(IFCHS), setor Norte do Campus e, em seguida, nas instalações do laboratório de Idiomas da Faculdade de Letras.
Conforme afirma o professor Wagner Barros, coordenador geral do Núcleo de Línguas, a demanda partiu do consulado da Colômbia, que solicitou atendimento em cursos de Língua Portuguesa para cerca de 60 imigrantes que chegariam a Manaus. “Uma das principais funções da Flet é atender às demandas da comunidade acadêmica e comunidade externa e isso tem sido feito por meio de vários programas, dentre eles o Idiomas sem Fronteiras, que trabalha com o ensino de línguas para fins específicos, nesse caso para o cotidiano”, relatou.
Sobre o Idiomas sem Fronteiras
O Programa Idiomas sem Fronteiras foi criado em 2012 por um grupo de especialistas em Línguas Estrangeiras a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal.