Curso 'Gestão para Aposentadoria de Servidores Públicos' aborda aspectos previdenciários e psicossociais

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom

O curso 'Gestão para Aposentadoria de Servidores Públicos'que integra o projeto 'Prepara Ufam para a Aposentadoria', teve início nesta segunda-feira, 23, na  sala de Treinamentos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). O objetivo é orientar o servidor que está em processo de aposentadoria para os aspectos previdenciários e psicossociais, visando à reflexão e troca de experiências significativas. O curso se estende até sexta-feira, 27.  

A coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento Social da Progesp, psicóloga Roberta Vieira,  informa que dentro da programação de política de atenção ao servidor, a Progesp promove o curso pensando nos servidores em processo de aposentadoria.  Vieira diz que esse momento é único na vida do servidor que perpassa por uma escolha individual para realizar o curso: "Nem todos os servidores que estão realizando o curso vão se aposentar, podendo escolher outro momento para fazer isso, mas, no curso, eles podem se preparar para quando chegar essa mudança na vida laborativa", comenta.

Dentre as abordagens a serem discutidos durante o curso, estão aspectos que envolvem questões financeiras, re-significado do trabalho, o cuidado com a saúde física e mental, assim como o entendimento das políticas e legislações voltadas a essa área especifica. 

Vieira acredita que para o servidor é importante pensar nesse momento. A coordenadora acredita que apesar das dificuldades de sair das atividades diárias, o servidor deve disponibilizar um tempo para isso. Segunda ela, o conhecimento desenvolvido no curso auxilia na passagem para aposentadoria, uma vez que, para algumas pessoas, a aposentadoria é motivo de sofrimento psíquico que, em  algumas casos, leva à depressão.

A professora do curso de Psicologia, Ana Cláudia Leal Vasconcelos, aborda nesse primeiro contato atividades voltadas à centralidade do trabalho, pensando em estratégias de vida após a aposentadoria que, em muitos casos, é visto como um momento trágico. 

Para a servidora Rosana Gurgel do Amaral, bibliotecária, admitida em 1991, a relevância da realização do curso está no intuito de esclarecimento das questões de aposentadoria e como se preparar emocionalmente para essa nova etapa da vida. Ela acredita que o curso demandará conteúdos importantes que a motivarão cada vez mais a enfrentar esse momento da vida: "A gente ouve muitas conversas em que servidores aposentados caem em depressão. O que eu quero é desmitificar essa ideia e colocar em prática todo o conhecimento que irei adquirir no curso", disse a servidora.

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable