Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde da UFAM apresenta trabalho em Portugal sobre violência contra mulheres
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde da UFAM levará o trabalho “Violência sexual contra mulheres no Estado do Amazonas” para o Congresso Internacional “Gênero(s) e Saúde: (In) Determinações e aproximações”, a ser realizado de 17 a 19 de outubro de 2013, em Coimbra – Portugal.
A pesquisa é de autoria dos professores Sandra Greice Becker; Graziela Luiza Carvalho de Oliveira; Aladistania Ferreira e Jair dos Santos Pinheiro. O grupo é cadastrado no CNPq e também trabalha com a temática de Saúde do Trabalhador, Saúde Mental e Psiquiatria. O trabalho que será apresentado em Portugal trata-se de um estudo descritivo que utiliza dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Brasil, disponíveis no site do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), atualizados em 20/03/2013. As informações apontam que, no ano de 2012, foram notificados 3.094 casos de violência no Amazonas. Deste total, 824 foram de violência sexual (26,6%), dos quais 744 foram em mulheres (90,3%). Os registros apontam ainda que a infância e a adolescência são os períodos de maior incidência de violência sexual contra mulheres no Estado.
Segundo a professora Sandra Greice Becker, uma das autoras do trabalho, o Congresso oportuniza investigar o fenômeno da violência no âmbito internacional. “Será um congresso com debates específicos sobre a violência contra mulheres. Interessa-nos conhecer o fenômeno da violência como ocorre em outras realidades e que estratégias a comunidade científica internacional tem encontrado para lidar com ele na sociedade atual”, declarou a pesquisadora.