Reitor da Ufam prestigia posse do novo ministro da Educação, Rossieli Soares

O novo ministro ocupou cargos importantes na área da Educação do Amazonas e esteve à frente da Secretaria de Educação Básica (SEB), órgão inserido na estrutura administrativa do MEC, onde agora passa a ocupar o posto mais alto

Reitor (E) e novo ministro da Educação, Rossieli Soares, que assume cargo em substituição a Mendonça FilhoReitor (E) e novo ministro da Educação, Rossieli Soares, que assume cargo em substituição a Mendonça Filho

André Aureliano
Correspondente Ufam Brasília 

 
O reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, prestigiou, na tarde desta terça-feira,  dia 10, em Brasília, a cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto, simultaneamente à de outros nove ministros, em evento conduzido pelo presidente da República, Michel Temer.  
 
Rossieli Soares já compunha o quadro administrativo do Ministério da Educação e passa a substituir o então gestor, Mendonça Filho. Em seu currículo, o agora ministro acumula, entre outras experiências na área em que ascende ao maior grau, o cargo de titular da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc), de titular da Secretaria Executivo Adjunta de Gestão do governo do Amazonas e de secretário da Secretaria de Educação Básica (SEB), órgão inserido na estrutura administrativa do MEC. 
 
Para o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o novo ministro é um parceiro histórico da Universidade. “Ainda enquanto secretário de Educação do Estado do Amazonas, o novo ministro Rossieli Soares sempre atuou em ações e políticas alinhadas à Ufam. Nós, da Administração Superior não poderíamos nos ausentar nesse momento, que alça ao cenário nacional um nome regional. Ficamos orgulhosos e desejamos a ele uma gestão exitosa. A Universidade estará sempre disponível para discutir, junto ao MEC, a educação amazonense”, afirmou o reitor, que esteve acompanhado dos pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), professora Kleomara Cerquinho, de Inovação Tecnológica (Protec), professor Waltair Machado, do assessor especial da Reitoria, professor Edmilson Bruno e da diretora do Instituto de Computação (Icomp), professora Tanara Lauschner. 
 

Comitiva da Ufam prestigia posse, ocorrida em Brasília e conduzida pelo presidente da RepúblicaComitiva da Ufam prestigia posse, ocorrida em Brasília e conduzida pelo presidente da República

Currículo do ministro 
 
Advogado, Rossieli Soares trabalhou como assessor jurídico na Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas por quatro meses até ingressar na Secretaria de Educação (Seduc), em julho de 2008. Nesta, trabalhou como diretor de Planejamento, diretor de Infraestrutura e Assessoria Estratégica e, como Secretário Executivo Adjunto de Gestão, até assumir a chefia da Secretaria de Educação Básica do MEC.  
 
O novo ministro também foi presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, de agosto de 2012 até maio de 2016. Foi, ainda, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), de 2015 a 2016, quando coordenou os Grupos de Trabalho do Ensino Médio e de Tecnologias.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable