Aposentados da Ufam agradecem por solução da questão de 'quintos'
Por Carla Santos
Equipe Ascom
Grupo de aposentados faz parte de um total de mais de 40 pessoas que acreditam ter direito ao benefício
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, recebeu na tarde da última quarta-feira, 4, um grupo de aposentados da Instituição que requereu, ao longo de mais de duas décadas, o pagamento valores em função dos cargos que ocuparam enquanto estavam na ativa.
O pleito, fundamentado na Lei de Incorporação de Quintos, refere-se aos cargos que correspondem hoje, ao de um diretor de departamento ou ao de diretor de unidade acadêmica. Em visita à reitoria da Universidade, os aposentados expressaram o agredecimento à Administração Superior por solucionar a questão.
"Desde o ano de 1995, nós, servidores, travávamos essa luta para termos o direito de levar para a aposentadoria os valores percebidos pelas funções de complexidade as quais ocupamos quando em atividade. Enfim essa situação foi resolvida depois de 23 anos. Então, viemos à Universidade agradecer ao reitor e à sua equipe", disse a aposentada Maria das Graças Pimenta.
Além dela, estiveram presentes os demais aposentados: Raimundo Medeiros Bastos, Dometilha Pereira, Roberto Pimenta, Íris Brito de Araújo e Francisca Odilair Santos. Eles integram um grupo de mais de 40 inativos que ingressaram com o pedido de incorporação de ganhos. Também acompanharam a reunião a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), TAE Maria Vanusa Firmo, a pró-reitora de Planejamento, professora Kleomara Cerquinho, e os servidores da Progesp Moisés Alves dos Santos Filho, Fabrício Bastos Freitas, Ilan Lira e Silvia Mourão, que atuam no Departamento de Pessoal (Dapes).
O reitor, professor Sylvio Puga, afirmou que, antes mesmo de assumir o cargo de gestor da Universidade, ainda durante o processo de transição, procurou se inteirar acerca da reivindicação. "Já tínhamos em mente que precisávamos equacionar a questão, então, para nós, é uma satisfação chegarmos até aqui e ver que vocês tiveram o direito assegurado. É um reconhecimento à dedicação que todos vocês tiveram por anos a esta Casa.", frisou.