FES discute desafios da formação superior brasileira

 
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Mauro Krauz defende a educação como pilar do desenvolvimento.Mauro Krauz defende a educação como pilar do desenvolvimento. A realidade social moderna, a globalização e as novas exigências do mercado de trabalho são alguns dos desafios ligados à formação superior brasileira expostos pelo professor Mauro Kreuz durante evento que reuniu docentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Faculdade de Estudos Sociais (FES) nesta quinta-feira, 5, no auditório da Faculdade de Direito, setor Norte do campus universitário.

Mauro Kreuz é administrador e diretor de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração. No evento, o convidado discorreu sobre os atuais desafios para a formação de profissionais em nível superior. Segundo Kreuz, é preciso alinhar as diretrizes da educação superior brasileira à nova ordem econômica mundial que irá se estabelecer em breve, baseada, entre outros elementos, não mais na economia centrada no crescimento com excessos, mas na economia centrada no crescimento com limites e no paradigma da “economia colaborativa” e efetivamente sustentável.

“Em qualquer país sério deste mundo, a educação tem um papel pilar estratégico para ajudar no desenvolvimento do país”, disse, ao comentar que no Brasil nunca se perguntou da sociedade qual o papel da educação para o crescimento do país.

Kreuz criticou o modelo de ensino adotado no Brasil que, de acordo com ele, se baseia em “ensinar, avaliar e esquecer”. “Eles [os alunos] não vão lembrar quase nada do que é ensinado. Precisamos rever nossas práticas e refletir sobre nossas ações”, reconheceu o docente. O professor enfatizou a necessidade do trabalho em conjunto entre as equipes dos cursos da FES (administração, economia e contabilidade) para que a formação dos estudantes contemple a interdisciplinaridade, característica dos profissionais reconhecidos pelo mercado de trabalho. “Nós temos de dialogar mais juntos. Não há como acharmos que a administração sozinha dará conta, ou que a economia dará. Juntos, sim. Separados, nunca”, declarou o palestrante.

A programação do I Encontro de Desenvolvimento de Professores e Técnico-Administrativos em educação da FES continua durante a tarde desta quinta-feira.

Novo Ministro da Educação

O I Encontro teve a presença do reitor da Universidade, professor Sylvio Puga, o qual abordou em seu pronunciamento a nomeação de Rossieli Soares, ex-secretário de educação do Amazonas, como novo ministro da Educação. Para o gestor, a decisão beneficiará a Ufam, entre outras razões, por se tratar de alguém que conhece a realidade local e os desafios que apresenta, e poderá atuar para a melhoria dela. “Eu vejo que é um momento muito especial para a Ufam porque ele conhecesse a nossa realidade. Iremos ao ministro para levar os nossos projetos e dizer que é possível que a Ufam faça mais, na medida em que esses projetos sejam efetivamente executados com o apoio do MEC”, expôs.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable