Ufam outorga grau a 110 formandos do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS)
Recém-formados são dos cursos Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Serviço Social

Na noite desta quarta-feira, 21, em sessão solene presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, foi realizada a outorga de grau a 110 formandos do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).
Após elogiar a trajetória bem-sucedida da professora Simone Baçal como diretora do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e atual Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), o reitor, professor Sylvio Puga, reportou-se aos discursos dos recém-formados. “Quero fazer dois registros em relação aos discursos dos oradores desta noite. O Gabriel, orador do curso de Filosofia, citou a formação crítica da nossa Universidade e citou a sua colega, Diana Maria Tereza Brasilis, que liderou um movimento contra o preconceito na Universidade. Quero dizer a você, Diana, que agora está formada, que este tema da sua luta não está parado. É objeto de uma Comissão Especial do Conselho Universitário, o qual vai regulamentar, ainda esse ano, a aplicação de penalidades a qualquer tipo de preconceito na nossa Universidade, pois aqui não é local de preconceito. Eu também gostaria de relembrar do discurso do orador do curso de História, José Mário, que foi meu colega no cursinho. Quero dizer a vocês, alunos, que há 30 anos, eu era calouro da então Universidade do Amazonas e hoje estou na condição de reitor da Universidade. Assim é o ciclo da vida. Amanhã, algum de vocês estará aqui, não importa quanto tempo, mas será um de vocês, pois é assim que caminha a humanidade”, discursou o reitor, que também lançou o desafio a todos os formados de voltarem à Ufam para cursar mestrados e doutorados.
Comunidade universitária, pais, amigos e familiares prestigiaram a solenidadeUniversidade crítica e formadora dos melhores profissionais
O reitor também comentou a felicidade de dirigir uma instituição crítica e cumprimentou os pais e demais convidados dos recém-formados. “Aos professores, eu digo que tenho muito orgulho de ser reitor de uma universidade crítica. Eu teria muita tristeza se não fosse assim. O pensar diferente nos dá muitas oportunidades de resolver tudo com diálogo e transparência. Também quero dizer aos pais, parentes, amigos e convidados dos nossos formados que receber o diploma da Ufam não é fácil. Vi muitos formados receberem seus diplomas com lágrimas, em virtude da caminhada de lutas e desafios. A partir de agora, eles levam para o resto da vida a marca da Universidade Federal do Amazonas, da qual devem se orgulhar muito, pois foi construída há 109 anos por todos aqueles que se dedicaram ao máximo para que ela se tornasse o que é hoje. Então, a vocês que hoje se tornaram herdeiros dessa marca, tenho certeza de que saberão honrar o nome da Ufam onde quer que atuem, onde quer que estejam. Lembrem-se sempre de que vocês não são apenas diplomados pela Ufam, mas sim os melhores profissionais das suas respectivas áreas. Desejo muito sucesso, muitos desafios e muitas vitórias.”
Graduados comemoram a conquista do diplomaA diretora do IFCHS, professora Simone Baçal, declarou que esta é a última outorga da qual participa como diretora da Unidade Acadêmica. "É uma honra que meu último ato como diretora do IFCHS seja participar da solenidade de outorga de grau de todos vocês. No próximo dia 02 de abril, teremos a posse da nova gestão, na qual estará à frente o professor Raimundo Nonato, do Departamento de Antropologia e desejo muito êxito para a próxima gestão. Agora, a mensagem que eu quero deixar nesse momento em que vocês se tornam profissionais é que sejam éticos, comprometidos com as causas e as múltiplas expressões sociais e que nunca se curvem diante das dificuldades e obstáculos, pois vocês receberam uma formação para serem os melhores. Então, utilizem todo o conhecimento que receberam aqui para transformar a sociedade, fazê-la melhor” .
Discurso dos oradores
Gabriel Henrique da Costa Silva, orador da turma de Filosofia, destacou o momento de crise política e econômica do Brasil e o fato de uma das formandas do curso ser a primeira mulher trans a se graduar na Ufam. “Eu queria começar falando desse momento importante, que é a nossa formatura e que também deve ser marcado pela crítica à realidade. Vivemos um momento difícil no Brasil, de crise política e econômica. Há milhões de trabalhadores desempregados no país sofrendo com a miséria e qual o papel da Universidade nesse contexto? Aqui é lugar de formação crítica. Eu queria ressaltar também que uma de nossas formandas é a primeira mulher trans a se graduar aqui na Ufam, a Diana e deixar registrado que ela sofreu com muitas dificuldades, com preconceito de alunos e até de docentes. Poderíamos ter muito mais mulheres trans se formando aqui conosco e as discussões sobre esse tema não podem parar”, discursou o orador.
Os demais oradores foram Marcelo Meirelles de Medeiros, do curso de Geografia; José Mário Chaves Gomes de Oliveira, do curso de História e Gabriela Duan Farias Costa, do curso de Serviço Social.
Pronunciamento dos paraninfos
A paraninfa do curso de Serviço Social, professora Lidiany de Lima Cavalcante, saudou todos os graduados e os aconselhou a nunca se esquecerem das demandas que a sociedade apresenta. “Estamos em uma noite importante. A colação de grau é um momento em que vocês firmam o compromisso ético e político de classe, um compromisso com os direitos humanos e sociais. Que esta noite não seja apenas um momento, mas o início da grande oportunidade de fazer a diferença na perspectiva humana e, sobretudo, na vida profissional. Não se esqueçam do juramento aqui feito e do compromisso de vocês com a transformação social”.
O paraninfo do curso de História e homenageado com o nome da turma de Serviço Social, professor Davi Avelino Leal, agradeceu a escolha do nome dele para as homenagens e fez alusão a algumas imagens amazônicas para falar do percurso formativo dos graduados. "Lembrem-se sempre de que a sala de aula é o nosso espaço ontológico de transformação. É ali que problematizamos o mundo, que desvelamos as injustiças e que podemos dar voz aos excluídos. Como jovens embarcadiços, vocês aprenderam a navegar em rios calmos como o nosso Rio Negro e a conhecer os segredos dos rios caudalosos e arredios como o Solimões. Com os experientes práticos, mestres da navegação, que são nossos queridos professores, aprenderam a manejar o leme e a decidir que furo pegar e que canal evitar. Os fortes ventos fizeram parte dessa viagem. Passados cinco anos, posso dizer que aprenderam muito bem a navegar em águas turvas e que nenhum banzeiro vai entrar água nessa canoa. Vocês agora estão preparados para desafios maiores, em barcos de grande calado”, discursou o docente.
Filosofia e Democracia - interdependência
O paraninfo do curso de Filosofia, professor José Belisário Neto, afirmou que a existência da Filosofia depende da democracia. “É impossível haver resistência filosófica sem democracia. Nesse sentido, um curso de Licenciatura em Filosofia somente cumprirá seu propósito se as teorias estudadas fundamentarem as ações dos agentes envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem. Vivenciamos um momento marcado pelo medo, insegurança e incerteza em nosso país. As conquistas sociais são vilipendiadas. A mercantilização da educação se aprofunda, privilegiando os filhos das elites e retirando os poucos direitos que ainda restam dos filhos da classe trabalhadora. Nos últimos meses, vários assassinatos de líderes indígenas, comunitários, do MST, do movimento agrário, de quilombolas, sindicalistas e camponeses ocorreram no Brasil. Um dos últimos foi o da vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, Marielle Franco, socióloga e uma das maiores defensoras dos direitos humanos e grande crítica da intervenção militar. Quero registrar o nosso repúdio a todos os que após a morte de Marielle pretendem apagar todo o seu legado em defesa da vida dos menos favorecidos”
Os demais docentes homenageados foram professora Amélia Regina Batista Nogueira - Paraninfa do curso de Geografia; professora Maria Eugênia Mattos Luchsinger - Patronesse do curso de História; professora Elenise Faria Scherer - Patronesse do curso de Serviço Social; professora Mircia Ribeiro Fortes, homenageada com o nome da turma de Geografia e o professor Luís Balkar Sá Peixoto - homenageado com o nome da turma de História.
A seguir, a lista de todos os recém-formados.
Formandos do curso de Filosofia - Licenciatura
1.Alice dos Santos Mendonça
2.Diana Maria Teresa Brasilis
3.Gabriel Henrique da Costa Silva
4.Samile Magalhães Pereira
Formandos do curso de Geografia - Bacharelado
1.André Campos Alves
2.Edson Rodrigues da Rocha
3.Gabriela Mendonça da Silva
4. Ingrid Silva de Freitas
Formandos do curso de Geografia - Licenciatura
1.Adriana Raquel Araújo Moreira
2.Adriel Fortes Marques
3.Ageane Alves Ramos
4.Alexandre Wagner Ferreira de Araujo
5.Ana Beatriz de Oliveira Carmo
6.Ana Jacqueline Leite dos Santos
7.Avelino Tadeu Lopes Rodrigues
8.Bianca Cavalcante da Silva
9.Brenda Suellen de Farias Neri
10.Fabio Carlos Monteiro da Silva
11.Fabricio Cunha de Oliveira
12.Frank Araujo Nascimento
13.Hilto Pinheiro de Araújo Filho
14.Jadson Almeida da Silva
15.Jessica Vasconcelos de Freitas
16.Kerolen Roberta Ferreira Alencar
17.Kleten Kelle Lima de Oliveira
18.Lannay Querem Happuq Barros
19.Leonardo Darlan Chavez Hermida
20.Marcelo Meireles de Medeiros
21.Mayara Queiroz dos Santos
22.Rondinelly Lisboa Costa
23.Rosimery Mendes Rodrigues
24.Samuel Lima Felix
25.Sarah Lucia Mendonça Sarmento
26.Suliane Costa Leitao
27.Yago Henrique Duarte Leite
Formandos do curso de História
1.Adressa Kethlen Natario de Andrade
2.Aline Ribeiro de Oliveira
3.Andreza Michelle dos Santos Alves
4.Aryane Rabelo de Amorim
5.Cesar Augusto de Las Casas Marín
6.Diana Martins de Almeida
7.Diego Junior Viana Veloso
8.Eliana Cristina Rodrigues Maciel de Moura
9.Elson Souza dos Santos
10.Gilcivan Torres Amazonas
11.Heitor Santiago Cruz Loris
12.Isabel Conceição do Nascimento
13.Jessica Herminio de Almeida
14.Jose Lucio De Souza Pereira
15.Jose Mario Chaves Gomes De Oliveira
16.Leo Pessoa Costa
17.Luciana Bernardo Da Silva
18.Marco Antonio Baptista Da Cunha Junior
19.Maria Cristina Pires Monte Giovanazzi
20.Maria Da Gloria Gama
21.Martha Larissa Macbeth Pinto Rocha
22.Michel Uhlmann Schorno
23.Neila Braga Monteiro
24.Regis Lane Miranda Pontes
25.Ricardo De Oliveira Ramos Ferro
26.Thaina Souza Abensur
27.Walcineide Luzia Martins Mota
Formandos do curso de Serviço Social
1.Alessandra Marinho Machado
2.Alessandra Rodrigues Dos Santos
3.Aline De Oliveira Moura
4.Amanda Guimaraes Soares
5.Ana Jessica Moreira Lhips
6.Ana Thaissa Rodrigues Pereira
7.Andrea Da Silva Ferreira
8.Bruna Maria Carrijo Maia
9.Camilla Parkei Coelho Martins
10.Diana Kassia Oliveira De Almeida Silva
11.Edlyn Rose Correa De Oliveira
12.Elisneudi Batista Santos
13.Esther Pinto
14.Evellyn Patricia De Lima Monteiro
15.Evelyn Barroso Pedrosa
16.Fabiana Da Costa Guimarães
17.Fernanda Alynne Bandeira Brito
18.Francisca Wanderli Costa De Lima
19.Gabriela Duan Farias Costa
20.Hemily Pereira Ramos Souza
21.Isamara Endrew Martinez Da Silva
22.Janiely Loyana Correia De Menezes
23.Jessica Afonso De Sales
24.Jessica Lima De Araujo
25.Joicy Maria Coelho Silva
26.Joselane Dos Santos Silva
27.Juliane Nascimento Fagundes
28.Larissa Vasconcelos Ribeiro
29.Lurianny Assunção Barão
30.Miguel Angelo Barbosa Aguiar
31.Missiane De Oliveira Monteiro
32.Narilandy Rodrigues Trindade
33.Patrícia Dácio Vieira Da Silva
34.Priscila De Oliveira Lim
35.Rafael Joaz Fernandes Da Fonseca
36.Sandrely Matos Caio
37.Sigrid Maquine De Sa
38.Susan Cristine Pereira De Queiroz
39.Suzane Pessoa Aires
40.Tamiris Zaira Freitas Coelho
41.Tayana Dos Santos Barros
42.Taysa Cavalcante Rodrigues
43.Thais Souza Da Silva
44.Thayani Crystini Dutra Vaz
45.Thuane Bruce Michiles
46.Vanessa Da Costa Pinheiro
47.Vitoria Veronica Moraes Da Silv
48.Yona Teixeira Meireles