Attico Chassot profere a palestra "O que é Ciência, afinal?"
Cientista destacou que os pesquisadores devem romper os muros da disciplinarização e priorizarem o envolvimento com propostas transdisciplinares
Por Márcia Grana
Equipe Ascom
Promovida pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e pela coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, a palestra do cientista Attico Chassot foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) - Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.
Perfil do palestrante
Professor há 57 anos, Attico Chassot é graduado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem mestrado e doutorado em Ciências Humanas pela mesma Universidade e é pós-doutorado em Sociologiada Educação na Universidade Complutense de Madrid. Atualmente, é professor e orientador de doutorado na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), além de autor de dez obras, entre as quais Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação; A ciência através dos tempos; Para que(m) é útil o ensino?; Educação conSciência e Das disciplinas à indisciplina.
Orgulho de participar da REAMEC
Ao iniciar sua apresentação, o palestrante comentou acerca da situação política no Brasil e sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, ocorrido no Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira, 14. Ele também agradeceu ter sido convidado para estar novamente em Manaus e, dessa forma, compartilhar seus conhecimentos. "Agradeço a oportunidade de, mais uma vez, estar aqui na Ufam. Nessa terça-feira, 13 de março, completei 57 anos como professor. Gostaria também de ressaltar que tenho muito orgulho de trabalhar na REAMEC, a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, um grupo de 30 instituições, entre universidades e institutos federais dos nove estados amazônicos, que trabalham com o propósito de formar, até 2020, mais de duzentos doutores em ensino de Ciências e Matemática".
Rupturas paradigmáticas
O palestrante encerrou a palestra com a pergunta "Quando em nosso horizonte está a construção de um mundo mais justo?" para que todos os presentes refletissem sobre a importância de todas as pesquisas que forem produzidas por eles terem serventia para a sociedade.
Palavra de participante
O mestrando Francisco Rodrigo das Chagas Palma ressaltou a importância da palestra de Attico Chassot para a sua formação. "A palestra trouxe discussões relevantes de forma simples e direta sobre ciência, história e outras questões importantes, relevantes não apenas para quem estuda ciências formalmente, mas para para todo aquele que se interessa pelo assunto ou entende que o conhecimento e suas formas contribuem para melhoria da sociedade de alguma forma".
Certificado
O certificado de 03 horas complementares será enviado por e-mail aos participantes da palestra. Caso não recebam, entrar em contato através do e-mail irlanemaia@ uol.com.br