Dia da Mulher no Icomp conta com dinâmicas de integração e apresentação do projeto Cunhatã Digital

Alunas do Icomp com as coordenadoras do Projeto Cunhantã DigitalAlunas do Icomp com as coordenadoras do Projeto Cunhantã Digital

 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Com atividades promovidas pela coordenação do Projeto Cunhantã Digital - iniciativa que pretende estimular o aumento do quantitativo feminino na área de Exatas com foco em tecnologia e computação - o Instituto de Computação (Icomp) da Ufam programou atividades, tanto para integrar os alunos, quanto para homenagear as mulheres no Dia Internacional da Mulher.

“Geralmente nossos cursos possuem poucas mulheres. Geralmente, apenas 20% das turmas de Ciência de Computação são compostas por mulheres. Em Engenharia de computação esse número fica em torno dos 10%, mas o interessante é que todas as alunas ingressantes, sem exceção, marcaram presença nessa atividade de hoje, ou seja mostram compromisso com as atividades do Instituto. À noite, a programação será realizada com os alunos de Engenharia de Software”, afirmou a Diretora do Icomp e coordenadora do Projeto Cunhantã Digital, Professora Tanara Laushcner.

Aluno do Icomp deixando mensagem no mural do Cunhantã Digital em homenagem ao Dia da MulherAluno do Icomp deixando mensagem no mural do Cunhantã Digital em homenagem ao Dia da MulherA professora Rosiane de Freitas Rodrigues conduzia as dinâmicas de integração. “Como o Cunhantã Digital existe para motivar as mulheres a seguirem  carreira em Computação, programamos dinâmicas voltadas a esse incentivo. Separamos nossos alunos em equipes e cada grupo deveria ter, pelo menos, uma mulher. Os participantes tinham que decifrar mensagens, que é algo que remete a Algoritmos, assunto estudado na nossa área. As mensagens eram sobre a presença feminina na área de Computação, como ‘Presença de mulher na Computação não é bug’ ou ‘A mulher pode ser o que quiser’. Também disponibilizamos um painel para que as pessoas possam deixar seus cumprimentos e, dessa forma, homenagear as mulheres neste dia especial”, explicou a docente.

A programação agradou as alunas. Bruna Rocha, 17, aluna ingressante do curso Ciência da Computação afirma ter gostado da iniciativa. “Somos poucas, mas já amamos nossa área de estudo. Ainda vou cursar o primeiro período mas sinto que os alunos são muito integrados, entusiasmados. Isso é bom, pois no futuro iremos, além de estudar juntos, trabalhar juntos”

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable