Em Humaitá, Ufam outorga grau a 31 alunos
O Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam), em Humaitá/AM, realizou a outorga de grau de mais 31 formandos dos cursos de Engenharia Ambiental, Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa, Agronomia e Pedagogia. O evento aconteceu no dia 28 de fevereiro, no auditório do Instituto, presidido pelo reitor da Universidade, professor Sylvio Puga.
Além do reitor, compuseram a mesa da solenidade o diretor o IEAA, professor Luciano Augusto Rohleder, o comandante do 54º Batalhão de Infantaria de Selva, tenente-coronel Revaldo Silva Araújo, os paraninfos das turmas: professora Viviane Guedes, de Ciências: Biologia e Química; professor Valdenildo Alves de Araújo, de Ciências: Matemática e Física; professor Amazonino Lemos de Castro, de Engenharia Ambiental; professora Raquel Aparecida Dal Cortivo, de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e a professora Eulina Maria Nogueira, de Pedagogia.
Foram escolhidos como patronos os professores: Alexandre Mascarenhas Alecrim, do curso de Ciências: Biologia e Química; Rubens Soares de Oliveira, do curso de Ciências: Matemática e Física e Keith Soares Valente, do curso de Engenharia Ambiental.
Também foram homenageados, dando nome às turmas, os professores Perla Joana Souza Gondim (Agronomia); Paula Regina Melo Meotti (Ciências: Biologia e Química); Heron Salazar Costa (Engenharia Ambiental); Laura Miranda de Castro (Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa); Francisca Chagas da Silva Barroso (Pedagogia).
O egresso do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Jair dos Santos Rabelo Júnior, discursou como orador, representando todas as turmas concluintes. Em sua fala, o já então licenciado comparou toda a caminhada acadêmica a uma travessia, citando ‘Grande Sertão: Veredas’, de Guimarães Rosa. Mas declarou que esse processo ainda continua, pois os egressos ainda estão construindo seus caminhos: “Estamos em processo de travessia enquanto construímos o nosso caminho. Nossos olhares foram alterados por tudo que vimos. Nós, formandos, somos agentes transformadores do mundo, influenciadores da realidade, construtores de possibilidades e, assim, alterar o nosso convívio social por meio das ciências. Agradecemos à Ufam por ter sido o espaço da nossa formação, aos mestres pela inspiração, aos familiares e amigos, agradecemos o apoio na caminhada. Nós vamos fazer a diferença nesse mundo, nós somos capazes.”
O professor Amazonino Lemos, paraninfo do curso de Engenharia Ambiental, também discursou para os presentes, explicando um pouco sobre a função de ser padrinho (paraninfo) dos agora egressos desta Universidade: “O paraninfo é o profissional em que você deve se espelhar, deve ser um expert na área. Como paraninfo, dou alguns conselhos aos senhores: o que acontece hoje é uma grande conquista, mas ainda não acabou o caminho para o topo do pódio, continuem estudando; nunca esqueçam de suas raízes; honrem sempre seus pais e aqueles lhe ajudaram a chegar até aqui; ajam sempre dentro da legalidade e sejam sempre humildes. Nunca achem que sabem tudo, pois o conhecimento é infinito.”
A paraninfa da turma de Pedagogia, professora Eulina Maria Nogueira, também fez uso da palavra, exortando aos futuros profissionais a seguirem sempre o caminho da justiça e da retidão dentro de suas práticas: “Que vocês possam trilhar o caminho sucesso, pautado na retidão e na justiça social. Nunca esqueçam que vocês são frutos da Universidade pública. Quero parabenizar os pais, vocês também fazem parte desta conquista por cada dificuldade superada para garantir a formação dos seus filhos.”
O diretor do IEAA, professor Luciano Rohleder, lembrou aos ex-alunos que o Instituto estará sempre de portas abertas para eles e que o mercado de trabalho os espera: “Agora começa a vida pra vocês, o mercado é competitivo, onde vocês irão sempre competir, às vezes entre os próprios colegas. Mas sempre estaremos de portas abertas, para continuar a troca de conhecimento que iniciou durante a graduação. O IEAA faz parte da vida de vocês.”
Por fim, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, parabenizou os formandos e familiares pela conquista e afirmou que o diploma da Universidade Federal do Amazonas será um diferencial em suas trajetórias: “Receber esse diploma não é uma tarefa fácil. Todos os cursos exigem muita dedicação dos alunos. E agora, eles levam pra sempre o nome da Ufam. Carregar essa marca exige muita responsabilidade. A emoção do momento reflete o esforço que foi feito durante todo o curso, pois a caminhada é árdua e íngreme, mas este diploma mostra a qualidade da formação desses profissionais. Para nós, é uma honra entregar à sociedade os melhores profissionais de suas áreas.”
Agronomia
1. Adriana Miguel Fernando
2. Edson Antonio Franciscon
3. Leonardo Rezende Guimarães
Licenciatura em Ciências: Biologia e Química
1. Alexandre Leite dos Santos
2. Camila Andreia Costa de Paula
3. Caroline Mendonça Leite
4. Daniel Camilo Sena
5. Paulo Costa Da Silva
6. Sidilene Pereira Alves dos Santos
7. Sielane Ribeiro Maciel
Licenciatura em Ciências: Matemática e Física
Adriane da Costa Trindade
Engenharia Ambiental
1. Aline Tainá Da Silva Conceição
2. Paulo Guilherme Silva Dos Santos
3. Rafael Straliotto
4. Raimundo Gomes Reis
Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa
1. Cristiane Pereira Lima
2. Cristovão da Silva Neves
3. Elkilene Araujo Marques
4. Giulandio Lobato Nascimento
5. Jair dos Santos Rabelo Junior
6. Juscele Carvalho Coutinho
7. Marilucia De Souza Pinto
8. Theila Pereira Da Cruz
Pedagogia
1. Ivanete Franco Dos Santos
2. Joana Darque Toscano
3. Márcia Lopes Cavalcante
4. Marinez Dos Santos De Paula
5. Miriany Ferreira Dos Santos
6. Patricia Castro De Almeida
7. Rafaela Vieira Guacebe