Centro Cirúrgico do HUGV/Ebserh descerra placa em homenagem à professora Cremilda Dias

Por Alberto Jean Fermin / HUGV-Ebserh
Na última segunda feira, 19, o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o descerramento oficial da placa de homenagem no Centro Cirúrgico. Com o descerramento, o Centro Cirúrgico do HU passou a se chamar “Centro Cirúrgico Cremilda Pinheiro Dias”.

A homenageada foi professora da faculdade de Medicina (FM) da Ufam e também atuou no Centro Cirúrgico do HUGV de 1978 a 2016, ano em que faleceu. Incontáveis turmas de profissionais tiveram suas trajetórias profissionais influenciadas pela dedicação e generosidade intelectual da docente.

O gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV Juscimar Carneiro Nunes, anestesiologista, e que na ocasião falou representando a gestão do HU, ressaltou a importância da professora Cremilda na formação de diversas gerações de profissionais. “Cada um de nós, que foi aluno dela, tem algo a relatar sobre as experiências que ela nos proporcionou. A professora Cremilda era um ícone no HUGV. Era a pessoa que norteou nosso centro cirúrgico por muitos anos, fazendo com que todos que passassem por lá tivessem uma conduta ética e correta em relação aos procedimentos no centro cirúrgico e em na própria vida profissional”, relatou.

A placa foi descerrada pelo ex-marido da homenageada, o médico e professor aposentado da Ufam, Claudionor Cabral Dias, e sua filha, Adriana Dias. Participaram da homenagem o Superintendente do HUGV, Júlio Mário Melo e Lima; os gerentes de Ensino e Pesquisa, Juscimar Carneiro, e de Atenção à saúde, Luiz Carlos de Lima; a Diretora da Faculdade de Medicina da Ufam, Ione Brum; o vice-diretor, Ivan Tramujas, além de membros do serviço de Anestesiologia do Hospital.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable