Icet outorga grau a 36 formandos
Pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Waltair Machado, presidiu a solenidade de outorga de grau no ICET
Na noite desta quarta-feira, 31, o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICET), unidade da Ufam no município de Itacoatiara, promoveu solenidade de outorga de grau a 36 acadêmicos. Os formandos pertenciam aos cursos de Ciências: Física e Matemática; Ciências: Química e Biologia; Engenharia de Produção; Engenharia de Software; Engenharia Sanitária; Farmácia; Química Industrial e Sistemas de Informação.
A solenidade foi presidida pelo pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Waltair Machado. Durante seu pronunciamento, ele destacou que o preparo ao longo da vida acadêmica os habilitou para identificar oportunidades. "A vida é dinâmica, um constante lutar pela sobrevivência e, com certeza, sobrevivem os mais preparados. Já dizia Lavoisier e Benjamin Franklin que o acaso não privilegia a não ser uma mente muito preparada. Aqueles que estão atentos enxergam as oportunidades. Aqueles que não estão preparados nem sequer percebem quando as oportunidades passam. Portanto, hoje, ao entregar vocês para a sociedade, temos um prazer enorme. A sociedade os sustentou até aqui e ela espera que vocês devolvam o que receberam em forma de excelentes oportunidades, com muita riqueza, geração de empregos e impostos para investir em escolas, hospitais e pavimentação das ruas. O mundo precisa de gente corajosa, com capacidade de acreditar em si, de fazer uma saborosa limonada dos limões que aparecerem pelo caminho. Portanto, estejam atentos, vocês foram preparados para enxergar oportunidades", ressaltou ele.
Prefeito de Itacoatiara anunciou concurso público com mais de 400 vagasO diretor do ICET, professor Jorge Kanda, destacou em seu discurso a credibilidade da centenária Ufam. "A Ufam é a única Universidade Federal do Estado do Amazonas; uma universidade com mais de cem anos, com credibilidade junto à sociedade e às empresas. Vocês, agora formados, tenham certeza de que estão saindo com um diploma altamente reconhecido com o qual serão capazes de exercer suas atividades profissionais com qualidade. Exercitem sempre a capacidade de desenvolver e mudar a sociedade. Às vezes, reclamamos muito das dificuldades do dia a dia; dos políticos de Brasília; da situação econômica pela qual o país passa atualmente, mas se lembrem de que cabe a cada um dos senhores a responsabilidade de fazer a diferença e construir um futuro melhor. Lembrem-se também de que existem apenas dois tipos de profissionais: aqueles que esperam acontecer e aqueles que fazem acontecer. Vocês, formados na Ufam, com certeza, pertencem a esse segundo grupo. Desejo que vocês sempre possam desenvolver suas atividades profissionais de maneira ética e comprometida. Parabéns a todos", frisou o diretor da unidade acadêmica.
Concurso à vista
Após saudar os recém-formados, o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, anunciou um concurso público. "Estou aqui encantadíssimo. Itacoatiara merece grandiosamente esse momento. Na noite anterior eu estava no Senac participando da formatura de 17 graduados em Pedagogia, um belo capital intelectual tanto para nossa cidade, quanto para os municípios circunvizinhos e hoje estamos aqui recebendo mais essa avalanche de capital intelectual. São 36 formados, sendo dois terços composto por mulheres. Então, eu quero deixar meus sinceros parabéns a vocês, meninas, e dizer aos meninos que estamos bastante atrás na preparação desse capital. É muito importante esse capital aqui em Itacoatiara, tanto que aproveito este momento para anunciar que daqui a menos de 15 dias a nossa prefeitura abrirá concurso público para professores, com 450 vagas, uma chance e tanto para quem acabou de se formar. Não desperdicem!", disse o prefeito.
Dia de comemoração
Diretor do ICET, professor Jorge Kanda, ressaltou a credibilidade da Ufam junto à sociedadeEm nome de todos os formandos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia do semestre letivo, a acadêmica de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia, Raíssa Grana de Almeida, proferiu o discurso de formatura. Durante a mensagem, ela relembrou as dificuldades superadas e as transformações que ocorreram ao longo da vida acadêmica. "Quem nunca deixou de dormir e comer para estudar para aquela maravilhosa prova final, daquela disciplina 'fácil' na qual passavam apenas dois ou três alunos? Quem nunca pensou em desistir por não ter condições psicológicas para continuar ou por não ter condições financeiras de sequer comprar o café da manhã? Tudo isso são marcas que não serão esquecidas, como dizem os formandos da Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, cada um de nós carrega as marcas de sua caminhada, cada um sabe de si e da importância de cada passo", ressaltou a oradora.
Aposta na educação
Paraninfo do curso de Ciências: Química e Biologia e patrono do curso de Química Industrial, o professor Elson Almeida de Souza congratulou os familiares dos acadêmicos recém-formados pela aposta que fizeram na educação. "Senhores pais, de sangue e de afeto, ou responsáveis. Olhem para seus filhos e vejam o resultado daquilo que chamamos de educação, de ter investido com livros e canetas, do que apenas roupas e acessórios, de ter ajudado no pagamento do aluguel, ou até mesmo na passagem do transporte e das refeições no RU, muitas vezes tirando de onde não se tinha. Valeu a pena todo o esforço. Nós, professores, apenas lapidamos a pedra bruta, de grande quilate que nos foi entregue alguns anos atrás por vocês, os verdadeiros mestres deles", ressaltou o docente.
A acadêmica Raíssa Grana proferiu discurso em nome de todas as turmas do ICET que se formaram neste período letivoEle também aconselhou os recém-formados a não considerarem a formatura como um momento de despedida. "Nesta altura, é importante que vocês percebam que chegar aqui é apenas uma amostra do que vocês podem fazer. Portanto, façam mais. Olhem para os colegas que estão ao lado de vocês. Se minha experiência estiver certa, vocês continuarão trabalhando juntos, fazendo projetos, indicando os colegas para trabalhos, trocando materiais e relembrando os bons tempos, pois agente acaba achando bons depois que passam, vocês vão ver. Cultivem isso sempre", recomendou o paraninfo e patrono.
Lista de recém-formados
Ciências: Matemática e Física
Ana Patrícia Gentil Ferreira
Aristeu Pereira Simas
Arleane da Silva Fernandes
Fábio Kazuyuki de Souza Yamashita
Salvatorio Giuliano Cavalcante Paladin
Sara de Araújo Cavalcante
Verônica Tavares Barbosa
Recém-formados comemoram a conquista do nível superior
Ciências: Química e Biologia
Elidiane Nunes Fernandes
Endi Cláudia Silva do Nascimento
Josely de Souza Albuquerque
Karine Gonçalves Coelho
Laís Iuri da Silva Melo
Marcele dos Santos Marques
Nelcilene de Almeida Pontes
Raíssa Grana de Almeida
Sabrina Laborda Vieira
Valdenice Rolim Xavier
Engenharia de Produção
Adria de Oliveira Lima
Alessandra Ferreira Reis
Anyele Vieira da Silva
Cid Willamys Alves Vieira
Diego Souza da Silva
Gelson Moraes da Silva
Luciane de Oliveira Marinho
Thaís Mendes Repolho
Engenharia de Software
Adilson Tavares da Cruz
Lana Siqueira da Silva
Engenharia Sanitária
Alan Lopes da Costa
Farmácia
Cliciane Barreto de Oliveira
Edyelle Koide Antunes
Gabriel Paiva Rodrigues
José Diego Maciel Simões
Milthes Viana Guedes
Química Industrial
Ângela Maria Campos Medeiros
Carla Regina Alves de Castro
Sistemas de Informação
Sirley Cândido Marques da Silva