Universidade concede outorga de grau à 64ª turma da Escola de Enfermagem de Manaus

Por Cristiane Souza 

Equipe Ascom

 

O diferencial da cerimônia é a passagem da lamparina grega, símbolo do curso, de um recém-formado a um representante da próxima turma a colar grau.

 

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concedeu o grau de bacharéis a 39 formandos da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) na noite de sexta-feira, 12, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário. O vice-reitor, professor Jacob Cohen, presidiu a solenidade, que teve a presença de familiares, amigos e ex-mestres. Uma formanda recebeu o Diploma em caráter especial, ainda pela manhã, na sede da Unidade Acadêmica.

 

O professor Cohen destacou que a Enfermagem é uma área repleta de oportunidades, razão porque se planeja um perfil empreendedor para os egressos da Ufam. “Nosso objetivo é fornecer toda a estrutura capaz de formar empreendedores, e isso também pode ser uma realidade na formação dos enfermeiros. Não há dúvida”, prospectou o vice-reitor. “O nosso objetivo, como profissionais da Saúde, é importantíssimo: melhorar a qualidade de vida da população”, apontou ele, ao mencionar a própria formatura em Medicina, ocorrida há 43 anos.

 

Para a diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, é honorável ter um número expressivo de formandos, profissionais aptos a atuar em diversos segmentos. “No Amazonas, por exemplo, há possibilidades, via concursos públicos, nas Secretarias de Saúde, na área hospitalar privada ou em campos mais específicos, como a saúde indígena”, elencou a docente.

 

Em discurso firme e emocionado, a gestora falou sobre este ser um dos ritos de caráter social que funciona como divisor de águas entre a condição de estudante e a de profissional. “Esses ritos nos impulsionam a assumir novos passos e, a partir de agora, desejo que vivam a profissão em sua plenitude”, encorajou-os. A professora mencionou, ainda, que todos devem pautar sua atuação nas cinco dimensões do processo de trabalho da Enfermagem (assistir, gerenciar, educar, pesquisar e participar politicamente). A educação, segundo ela, deve ser tomada como um processo contínuo de aprimoramento, o que não é simples, mas necessário.

 

Também participaram da mesa de honra a coordenadora do curso, professora Gilsinere Scantelbury; a homenageada com o nome da turma, professora Flávia Regina Moreira; e o paraninfo e pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto.

 

Simbologia e mérito

 

A lamparina grega, cuja chama deve permanecer acesa durante todo o rito de outorga, é o símbolo da Enfermagem, representando o cuidado e o zelo inerentes aos que se dedicam a esse ofício. Na cerimônia, o enfermeiro Rednaj Mota Santos, representando a turma de egressos, passou-a à acadêmica Anne Kimi Vasconcelos Okazaki, da 65ª que será formada.

 

Após esse momento, o paraninfo, professor David Lopes, deu ao discurso de despedida o tom metafórico. “Na fauna brasileira, destaca-se a águia harpia, conhecida como gavião real, respeitada por sua inteligência e sua superação a qualquer obstáculo, expressando força, grandeza e majestade [...] desejo renasçam para cada degrau como águias do cuidar”, disse, ao comparar os corajosos voos do pássaro à trajetória que os agora profissionais construirão.

 

No mesmo tom emocionado foi o discurso do enfermeiro Enock Barroso dos Santos. “Foram cinco anos de convivência, por cerca de oito horas a cada dia”, conferiu, ao lembrar a proximidade entre os colegas de profissão. O orador recordou o porquê de ter escolhido esse curso, encontrando a explicação numa visita realizada a uma instituição de assistência que era coordenada por uma enfermeira, cuja entrega e dedicação lhe serviram de inspiração. “Somos jovens empoderados e talentosos. Temos o padrão Ufam”, comemorou.

 

Enock é um dos dez egressos selecionados para cursar a Especialização ofertada pela EEM. Os outros são: Patrícia da Costa Franco, Rednaj Mota Santos, Nicole Cristina Cruz da Silva, Sara Nogueira Sampaio, Zanandrea Bianca Sena Mota, Aline Libório de Oliveira, Bruna Alessandra Saldanha Facinni, Flávia Brito Bessa e Marcos Vinícius Gusmão da Silva.

 

Formandos

1. Adriana Cristina Alexandre Vinhorth

2. Alef Abner De Seixas Soares

3. Aline Liborio De Oliveira

4. Aline Pinheiro Vidal

5. Ana Carolina Graca De Oliveira

6. Ana Clara Fernandes Rocha

7. Ana Tereza Da Costa Santos

8.Anderlane Costa Dias

9. Andreza Dos Santos Laranjeira Da Cunha

10. Azlin Mota Santos

11. Barbara Christie De Souza Brito

12. Bruna Alessandra Saldanha Facinni

13. Bruna Terço Aguiar Nunes

14. Camila Coelho De Araujo

15. Clícia Michelle Rolim Da Costa

16. Eline Naiane De Freitas Medeiros

17. Enock Barroso Dos Santos

18. Flávia Brito Bessa

19. Giselly Da Silva Santiago

20. Juliana Da Silva Costa

21. Katerine Souza Picoli Teixeira

22. Laura Raquel Teixeira De Oliveira

23. Linda Karolinne Rodrigues Almeida Cunha

24. Lorraine Lisboa De Aguiar

25. Luana Marques Romano Grecia

26. Marcos Vinicius Gusmao Da Silva

27. Mayra Romelia Leite Garcia

28. Milena Veronica Silva Farias

29. Nathalia Barbosa Dos Santos

30. Nicole Cristina Cruz Da Silva

31. Paloma Cavalcante De Assis Martins

32. Patricia Da Costa Franco

33. Paula Andrea Silva Machado

34. Rednaj Mota Santos

35. Ronaldo Ramos Batista

36. Sara Nogueira Sampaio

37. Thamy Conceição De Sá Lima

38. Vitor Souza Da Costa

39. Zanandrea Bianca Sena Mota

40. Gabriele de Oliveira Souza Ramos (Colação Especial)

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable