Equipe acadêmica da Flet apresenta trabalhos em Portugal
Trabalhos voltaram-se ao ensino da Língua Portuguesa
Uma equipe composta por docentes e técnicos da Ufam atravessou o oceano para levar o nome da Universidade Federal do Amazonas a dois eventos internacionais realizados em Portugal. Eles apresentaram trabalhos acadêmicos voltados ao ensino de Língua Portuguesa no Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (Simelp), realizado em Santarém, e no Simpósio da Sociedade Internacional de Português como Língua Estrangeira (Siple), realizado em Lisboa.
Os espaços internacionais reuniram pesquisadores, professores, cientistas e gestores dos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).
Produções da Ufam foram expostos junto com outros países de língua portuguesa, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique. Segundo o diretor da Faculdade de Letras (Flet), professor Wagner Teixeira, integraram a equipe a docente Maria Regina Marques Marinho, coordenadora da área de Português-Língua Estrangeira no âmbito do Programa Centro de Estudos da Língua e também do posto aplicador do exame de proficiência internacional em Língua Portuguesa, o Celpe-Bras, a técnica-administrativa em educação da Ufam Edith Santos Corrêa e a docente Ivânia Vieira, alunas do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia. “Nós representamos a Ufam, apresentando trabalhos que são desenvolvidos com o ensino de Português oriundos de orientação resultantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Ufam voltados para o ensino da leitura e sobre a trajetória do Celpe-Bras, do Programa Idioma sem Fronteiras (IsF), da internacionalização na Universidade e da importância do português”, explicou o diretor.
Segundo o diretor da FLet, em consonância com a Administração Superior da Ufam, a Faculdade está empenhada na elaboração de uma política linguística voltada para a internacionalização das ações da Ufam, considerando as especificidades e a pluralidade características do Amazonas, em sintonia com a equipe da Assessoria de Relações Internacionais e Interistitucionais da Ufam.