Ctic implanta melhorias na rede de dados da Ufam campus Humaitá

Visita estreitou troca de conhecimentos entre servidores da área de T.I

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA-Ufam) recebeu em outubro a visita técnica da Coordenação de Infraestrutura, do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic). A visita, realizada entre os dias 23 e 27, teve como objetivo melhorar a rede de dados da unidade. Dentre ações estão:

Reordenação da topologia de redes de dados (interligação entre computadores) - (Imagem)

Substituição, atualização e configuração de equipamentos de redes de dados;

Instalação e configuração de ferramentas para melhor gerenciamento do sistema (Imagem);

Instalação e configuração de ferramentas para gerenciamento das câmeras de segurança da vigilância patrimonial, permitindo seu acesso a partir de dispositivos móveis (Imagem);

Mapeamento, atualização do sistema e configuração das câmeras de segurança da unidade acadêmica;

Instalação de Rede Privada Virtual (Virtual Private Network - VPN): permite acesso direto aos sistemas da Ufam e instalação de equipamentos e dispositivos VoiP (Voice over Internet Protocol)para telefonia IP.

Com o resultado da instalação da telefonia em barda larga, o instituto passou a contar com novos números, com o prefixo (92) 3305-1181. Confira os ramais:

2195 - Secretaria Executiva/Direção Geral

2196 - Coordenação Acadêmica

2197 - Coordenação Administrativa

2198 - Coordenação de Pós-graduação

2199 - Biblioteca Setorial

Além das atividades técnicas, a visita também permitiu a transferência de conhecimentos entre o IEAA e o Ctic, o que permitiu a criação de um ambiente para identificação, criação, compartilhamentos e disseminação de informações com valor para a unidade acadêmica. “Tivemos uma integração muito positiva entre os servidores do instituto e do Ctic, com troca de informações e experiências. Isso deu um upgrade em todos os nossos processos. Agradecemos ao diretor do Ctic, Carlos Magno, pela oportunidade”, disse Alexandro Relvas, analista de T.I do instituto.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable