Ufam sedia oficina de Programa de Qualificação para Saúde Indígena

 
Por Raryane Ramos
Equipe Ascom

Nesta segunda-feira, 27 de novembro, durante todo o dia acontece a Oficina de Qualificação para formação de Agentes Indígenas de Saúde e Saneamento (AIS/AISAN). O evento tem o objetivo de dialogar com atores envolvidos na saúde de indígenas do Amazonas. Promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Escola Técnica do Sus (Etsus) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, realizado na Faculdade de Educação da Ufam, setor norte do campus.

O Ministério da Saúde prevê a qualificação de índios residentes nos municípios do Amazonas e outras localidades com a implantação do Programa de Qualificação de Agentes de Saúde Indígena de Saúde e Saneamento (AIS/AISAN), visando a dotar os agentes de conhecimentos técnicos na área da saúde com o fim de promover junto e suas etnias uma maior qualidade de vida.

O programa vai qualificar 1.530 agentes (44 turmas de AIS e nove turmas de AISAN) que já atuam em sete DSEIs, localizados no Amazonas (Alto Rio Negro, Alto Rio Solimões, Médio Rio Purus, Médio Rio Solimões, Parintins, Vale do Javari e Manaus). De acordo a professora da Ufam e coordenadora do Programa, Claudia Guerra, “o programa vai servir como modelo para que haja a realização em todo país, o Amazonas é o pioneiro. A proposta vem sendo trabalhada há dois anos pela Sesai e Etsus e os indígenas estão aguardando há 20 anos por essa qualificação, que terá duração de dois anos, então é algo muito importante para a saúde dos indígenas do nosso Estado.”

A metodologia utilizada no programa faz parte da capacitação dos docentes e supervisores de campo selecionados, treinados e contratados conforme as Diretrizes para a Qualificação Técnica e Pedagógica do Ministério da Saúde, com a utilização dos 16 cadernos temáticos, bem como outros materiais que completam o conteúdo programático. 

Representante de AIS, José Almir conta sobre a importância da oficina: “Pra nós, enquanto agentes de saúde, a oficina é muito importante para a busca do conhecimento e aprimoramento sobre um trabalho que já é desenvolvido na Aldeia, vai ajudar a gente para fazer o melhor desenvolvimento de base, contribuindo com a equipe de saúde”.  

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable