Professores da Ufam ganham prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional
Os professores da Ufam Jonas da Silva Gomes Júnior, da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC), e Armando Araújo de Souza Júnior, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), foram premiados com o primeiro e segundo lugar, respectivamente, na quarta edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. Os trabalhos concorreram na categoria ‘Amazônia - Tecnologia e Inovações para o PRDA’.
O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, tem como objetivo promover a reflexão sobre desenvolvimento regional no Brasil, discutindo com o poder público e a sociedade civil organizada a identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades sociais entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.
Prof. Jonas Júnior. Foto: Morgana Rodrigues.Para o professor Jonas, essa conquista não é individual, mas sim de toda a Universidade. “Resolvi me inscrever para divulgar minha tese ‘ONG’s transnacionais e os sentidos de sustentabilidade amazônica: Imaginário, discurso e poder’, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), orientada pelo professor Walmir de Albuquerque Barbosa. Fico feliz por ser agraciado com o maior prêmio de desenvolvimento regional do país. É uma demonstração que a tese tem um forte impacto social, político e cultural, possibilitando uma reflexão sobre a sustentabilidade amazônica. Trata-se de um trabalho que aponta para um olhar diferenciado da sustentabilidade na região, superando a visão fragmentária e reducionista”, afirmou Jonas.
O trabalho do professor Jonas propõe uma reflexão sobre os processos de significação e as práticas discursivas das ONGs transnacionais ligadas ao movimento ambientalista, estabelecendo relações entre o discurso da Sustentabilidade Amazônica, a construção de imaginários e a ‘espetacularização do verde’ no mundo globalizado. Acesse a tese completa no link: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5689
O professor Armando afirma estar muito feliz com a premiação. “Essa premiação em dobro é uma grande Prof. Armando Júniorconquista para a Ufam. Minha tese ‘Avaliação de Políticas Industriais de Formação de Polos e Zonas Francas sob o Paradigma de Cadeias de Suprimentos’, defendida no CEPEAD/UFMG (Dinter/2010 em Administração UFMG/Ufam), orientada pelo professor Ricardo Silveira Martin, já foi premiada em 2014 com o prêmio UFMG de Teses (área Administração) e apresentada em congressos nacionais e internacionais nos EUA e na Suíça”, declarou Armando.
O trabalho do professor Armando Júnior investigou o relacionamento dos fornecedores locais de primeira camada com cinco empresas focais do subsetor eletroeletrônico do Polo Industrial de Manaus, bem como buscou qualificar os condicionantes para atração de fornecedores estratégicos para Polos e Zonas Francas distantes dos grandes centros consumidores e fornecedores de insumos.
A cerimônia de outorga do prêmio está prevista para o dia 05 de dezembro, às 15h, no auditório do Ministério da Integração Nacional, em Brasília.