Curso de Engenharia Florestal comemora 30 anos com promoção de Semana Acadêmica
Durante a solenidade de abertura do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, foi homenageado pelos organizadores da Semana Acadêmica com placa comemorativa em reconhecimento a todo o apoio institucional voltado ao curso de Engenharia Florestal.
Até a próxima sexta-feira, 24, o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas realiza sua semana acadêmica. A edição deste ano é alusiva aos 30 anos da graduação e tem o diferencial de promover a primeira edição da ExpoFloresta, iniciativa que reúne empreendedores do setor florestal em Manaus.
Durante a abertura do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou o caráter estratégico da área de Engenharia Florestal para a região amazônica e para o mundo. “Há trinta anos, sob liderança do reitor Roberto Vieira e do Conselho Universitário, criou-se o curso de Engenharia Florestal na Ufam. Estamos aqui celebrando toda uma trajetória que se ergueu, mas sabemos que 30 anos não podem significar que chegamos a um patamar de estabilidade, mas sim que temos novos desafios. Por exemplo, atualmente, na Ufam, debatemos para que a questão do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) seja resolvida. Para tal, a contribuição dos profissionais de Engenharia Florestal é indispensável. Este é apenas um exemplo de desafio para a área de Engenharia Florestal, um campo que possui inúmeras possibilidades, sem contar que estamos na Amazônia, uma região estratégica para a humanidade e para os profissionais da área de vocês. Logo, preparem-se para os próximos trinta anos; para que os desafios que se apresentarem sejam colocados em uma perspectiva global e não apenas em uma agenda regional. O desafio é enorme. Aos professores que tem a missão de ensinar, transmitir, pesquisar, nossos parabéns pela dedicação, empenho para que pudéssemos comemorar tantas conquistas ao longo de três décadas”, discursou o reitor.
Alunos, professores e demais pesquisadores prestigiaram a abertura do evento
Egresso da terceira turma do curso de Engenharia Florestal, o coordenador geral do evento, professor Francisco Tarcísio Moraes Mady, agradeceu o empenho de todos os organizadores da Semana Acadêmica. "Esse evento é fruto de seis meses incessantes de trabalho. Foram realizadas mais de trinta reuniões para preparar a nossa Semana Acadêmica e conseguimos trazer os melhores pesquisadores da área, que vieram de várias partes do país. Todas as pessoas que estão aqui são muito importantes. Eu teria centenas de coisas para falar mas, em resumo, apenas desejo que seja um bom evento para todos. Aproveitem a programação que preparamos com tanto carinho”, ressaltou o professor.
O chefe do Departamento de Ciências Florestais, professor Nabor da Silveira Pio, destacou conquistas do curso e a necessidade de investimento contínuo. “Acompanhei de perto o grande esforço do professor Tarcísio e dos nossos alunos para a realização desse evento. São trinta anos de Engenharia Florestal e eu sou um dos egressos do antigo convênio com a Universidade Federal do Paraná, que antecedeu a criação do curso de Engenharia Florestal na Ufam. Ainda hoje, parte do nosso Departamento segue a perspectiva visionária do reitor Roberto Vieira. Já criamos um curso de Mestrado; melhoramos a infraestrutura mas precisamos de mais recursos para fortalecer nossas ações, investir em química fina, em nanotecnologia para continuar a construir uma história bem-sucedida”, enfatizou o docente.
O Secretário de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e diretor do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM), Marcelo Dutra, destacou que é uma honra voltar à Ufam e contribuir com os debates da área. “Acabei de sair do doutorado aqui no Centro de Ciências do Ambiente e é muito bom retornar à Ufam e poder contribuir com debates tão importantes. Ao assumir a Secretaria, há cinco semanas, o primeiro convite que estava na minha mesa era o desse evento e estou aqui por considerar que a Engenharia Florestal é um curso em ascensão e está inserida na pauta ambiental planetária e temos muito conhecimento a construir em parceria”, declarou o Secretário de Meio Ambiente.
Reitor Sylvio Puga foi homenageado durante a abertura do evento
A Vice-diretora da Faculdade de Ciências Agrárias, professora Maria Tereza Lopes “Para a Faculdade de Ciências Agrárias é uma honra recebê-los neste evento. Também desejo parabenizar a coordenação do evento que, para mim, atingiu uma dimensão muito grande maior do que eu esperava. Estou muito feliz em ver a dedicação de nossos professores, de nossos estudantes e parceiros na realização desta semana acadêmica, que é de suma importância para a nossa Faculdade” declarou a gestora.
A coordenadora do curso de Engenharia Florestal, professora Narrúbia Martins, enfatizou a alegria de ver tantos pesquisadores da área contribuindo com a Semana Acadêmica. “É uma grande satisfação tê-los nesta semana festiva que encerra nossas comemorações de 30 anos do curso. Nosso corpo docente é formado por vários egressos. Agradeço também a presença de tantos pesquisadores que vieram até aqui para colaborar com o evento. É uma grande honra recebê-los aqui. Nossos agradecimentos a todos que se empenharam bastante”.
Após os discursos, o reitor da Ufam foi homenageado pelos organizadores do evento com uma placa alusiva aos trinta anos do curso de Engenharia Florestal. Os docentes de Engenharia Florestal ressaltaram o irrestrito apoio institucional às iniciativas do curso.
Conferências científicas com pesquisadores do Brasil e do exterior; minicursos; apresentações orais de pesquisas, eventos culturais integram a programação do evento, que acontece na Faculdade de Ciências Agrárias até a próxima sexta-feira, 24 de novembro.
Confira notícia relacionada em
Curso de Engenharia Florestal comemora 30 anos com semana acadêmica entre os dias 21 e 24 de novembro