Comitê Gestor do Pacto Universitário pela Educação em Direitos Humanos reúne-se com Reitor da Ufam
Nesta sexta, 17 de novembro, o Comitê Gestor do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, ou simplesmente Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, reuniu-se no gabinete com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, para apresentar o encaminhamento de suas ações.
A Ufam aderiu, em setembro deste ano, ao Pacto, que surgiu de um acordo de cooperação entre o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. Atualmente, mais de 320 IES já estão participando.
O Comitê Gestor conta com representação docente, discente e técnico-administrativa, tendo como sua presidente a professora Márcia Regina Calderipe, do Departamento de Antropologia, e está em fase de elaboração do Plano de Trabalho para 2018.
Sobre o Pacto
Elaborado a partir de cinco eixos de atuação - ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência universitária –, o Pacto é uma iniciativa muito importante no momento atual.
No âmbito do ensino, o Plano de Trabalho da Ufam deverá incluir a temática dos Direitos Humanos e da cultura de paz como conteúdos preferencialmente obrigatórios, complementares e adaptáveis. No âmbito da pesquisa, promover política de incentivo que propicie o crescimento e o fortalecimento de programas de pós-graduação em Direitos Humanos, com atuação nas temáticas que propiciem o enfrentamento e combatendo a discriminação e a intolerância com grupos em situação de vulnerabilidade.
No âmbito da extensão, atender a demandas não só formativas, mas também de intervenção, por meio da aproximação com os segmentos da sociedade em situação de violência, de vulnerabilidade e de violação de direitos. No âmbito da gestão, incorporar os Direitos Humanos na cultura e na gestão organizacional e institucional, na mediação de conflitos, na forma de lidar e reparar violações por meio de ouvidorias e comissões de Direitos Humanos. E, no âmbito da convivência universitária e comunitária, conjugar esforços para valorizar a diversidade, desenvolvendo uma ética de respeito à alteridade, para assegurar a igualdade de oportunidades, a equidade, a efetivação da democracia, do desenvolvimento, da justiça social e a consolidação de uma cultura de paz e não violência.
O Comitê Gestor na Ufam tem se reunido semanalmente para traçar ações estratégicas que propiciem espaços de discussão e participação da comunidade acadêmica na elaboração do Plano de Trabalho institucional.
Par mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.