Parceria entre Ufam e Anclivepa beneficia profissionais de veterinária do Amazonas
Além de promover capacitação, evento arrecadou ração para os animais domésticos que circulam pelo campus
Uma iniciativa entre a Ufam e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais no Amazonas (Anclivepa-AM) promoveu qualificação e responsabilidade social para profissionais de veterinária do Estado. No último dia 11, um ciclo de palestras reuniu cerca de 60 profissionais e estudantes da área em torno de temas como anestesiologia animal, emergência e rotina veterinária.
O evento também ajudou a arrecadar quarenta quilos de ração para os animais domésticos que vivem no Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. Segundo a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/Ufam), Roseane Oliveira, ações como essa demonstram “o quanto a nossa Universidade possibilita parcerias que promovem qualificação e recursos na área de veterinária. Além disso, ajuda os animais da Ufam com responsabilidade social”. A docente é a principal articuladora da parceria com a Anclivepa e está à frente do Laboratório de Anatomia e Fisiologia Animal (Lafa/Ufam).
A parceria com a Associação já rendeu, em 2016, a castração de nove cães e gatos que circulam pelo campus. Esse tipo de iniciativa auxilia no controle da população de animais errantes da universidade e a prepará-los para doação.
Para o presidente da Anclivepa, Estevão Leandro, a cooperação com a Universidade é fundamental para a promoção da capacitação dos médicos veterinários do Amazonas. “Sabemos que a nossa região tem dificuldades de logística que encarecem a capacitação dos profissionais. A Anclivepa tem a missão de diminuir essas dificuldades, e a parceria com a Universidade é fundamental na melhoria da qualidade técnica dos nossos profissionais”, declarou, destacando o excelente espaço físico que a Ufam possui para a realização de palestras e workshops. “Agradecemos a Ufam e esperamos manter a parceria no futuro”, finalizou.