Professores da Ufam são homenageados na Assembleia Legislativa

A comenda é entregue anualmente a professores, por indicação dos deputados e do Fórum Estadual de Educação, que se destacam, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. A indicação do professor do curso de Letras/Língua e Literatura Portuguesa, Carlos Guedelha, foi do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, David Almeida, e da professora da Faculdade de Educação (Faced), Cláudia Guerra, do Fórum Estadual de Educação.
A solenidade ocorreu no plenário da Aleam, que ficou lotado de convidados (em sua maioria professores e familiares dos homenageados). Para o presidente da Assembleia, o objetivo primordial da homenagem foi “reconhecer a grandeza daqueles que dedicam a maior parte do seu tempo a ensinar, seja na escola ou em qualquer outro lugar, compartilham seus conhecimentos, vivências e experiências. São eles que nos fazem acreditar que somos capazes de transformar sonhos em realidade, através da educação. Valorizá-los com justa homenagem não é só um ato de gratidão, mas também de reconhecimento por toda a dedicação e valoroso trabalho desempenhado por quem tem em seu cerne a arte de educar”, disse David Almeida
O professor Carlos Guedelha afirmou que a homenagem tem uma enorme simbologia, porque indica o reconhecimento da profissão pelas instituições. “A homenagem reveste-se de uma enorme simbologia, porque é um indicativo de que esta casa legislativa entende a importância do professor como protagonista, junto aos alunos, de todo o processo educacional, e compreende que é necessário e urgente valorizar esse profissional e o trabalho que ocorre no chão da escola. Ali é o lugar onde se pode plantar a cidadania. Ali é o campo onde nos armamos para a guerra contra a ignorância e a estupidez”, afirmou o professor.
Homenageados
A professora Cláudia Guerra Monteiro é licenciada em Letras pela Ufam, possui mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Ufam e tem experiência na área de educação e tecnologia, atuando principalmente nos temas educação a distância, comunicação e estudos de recepção e tecnologia assistiva.
O professor Carlos Antônio Magalhães Guedelha é graduado em Letras pela Ufam, possui mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam, com foco em estudos literários. É doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor efetivo da Ufam, instituição em que atua na formação de professores em nível de Graduação e Mestrado. É autor e organizador de livros diversos de literatura, linguística e poesia. No governo de David Almeida, atuou como secretário executivo adjunto da capital da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc/AM).
A professora Eyde Cristianne Saraiva Bonatto possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1998), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas (2002) e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Especialista em Saúde Ambiental (FIOCRUZ), Especialista em Educação Ambiental (SENAC). Foi Chefe do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos no período de 2011 a 2015, e Coordenadora Adjunta da Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC (2016 a 2017). Atualmente é professora adjunto IV; coordenadora do Laboratório de Bioenergia 2013; líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Engenharia Agrícola Aplicada; ministra disciplinas para cursos de graduação na modalidade presencial e semipresencial, vinculados à Faculdade de Ciências Agrárias. É pesquisadora colaboradora na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.