Jornalista premiado e professor da Ufam lançam livros no Icsez

Por Carla Santos
Equipe Ascom
 
O lançamento de duas publicações marcou a semana, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), em Parintins, intituladas 'Choro Por Ti, Belterra!' e 'Brincando de Onça e de Cutia entre os Sateré-Mawé”. O primeiro é de autoria do jornalista premiado e também bacharel em Direito, Nicodemos Sena, bastante conhecido entre os seus pares como um “narrador de um estranho mundo” . A segunda publicação foi escrita pelo professor de Jornalismo da Ufam, em Parintins, Renan Albuquerque.
 
Por quase duas horas, alunos, professores e interessados em ouvir sobre a dinâmica de elaboração dos dois livros, acompanharam a sessão com os autores. 
 
No livro 'Choro Por Ti, Belterra!', o jornalista Nicodemos Sena discorreu sobre suas memórias de infância, as quais contou ao longo de 19 episódios, cujo roteiro transita entre o fato jornalístico e a literatura. Numa busca de suas origens, o autor organizou suas histórias em escritos que foram sendo contados em edições distintas do jornal 'O Estado do Tapajós', ao longo de dois anos. O mote do livro foi a visita do pai de Nicodemos, Bernardino Sena, à cidade de Belterra, localizada no interior do estado do Pará. 
 
Ao público que prestigiou o lançamento, o autor diz que gosta do desafio da escrita, porque acaba se impondo um ritmo de esforço. "Mesmo assim, penso que o que prevalece é a opinião do leitor e dos críticos literários”, considerou ele, que também lançou a publicação em outras praças, como São Paulo, Belém, Santarém e Manaus. 
 
'Prata da casa' - Na mesma noite, o professor Renan Albuquerque, pós-doutor em Antropologia, apresentou a discentes o livro “Brincando de Onça e de Cutia: Entre os Sateré-Mawé”, fruto de sua pesquisa de estágio de pós-doutorado concluída na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, há aproximadamente dois meses.
 
O professor ajudou a conduzir a apresentação do livro e os debates, integrados por Nicodemos Sena, junto aos acadêmicos do curso. Foram duas horas de diálogos relativos ao jornalismo literário e a pesquisas na área da Comunicação Social.
 
Em agosto, o livro “Brincando de Onça e de Cutia Entre os Sateré-Mawé” foi lançado em São Paulo, na PUC-SP.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable