Ufam apresenta projetos de pesquisa em Exposição Internacional de Logística

Evento foi uma iniciativa do Comando Logístico do Exército Brasileiro e contou com a participação de diversas instituições

Professores e alunos da Universidade Federal do Amazonas tiveram a oportunidade de apresentar projetos de pesquisa no primeiro Simpósio Internacional de Logística Humanitária e Exposição de Materiais - Amazonlog Expo 2017. O evento foi realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, e reuniu produtos e soluções em logística. (Saiba mais).

Ao longo de três dias de evento foram expostos quatro projetos: Mapa Tátil do Amazonas, Movimento Autista de Inclusão (MAI), Amãozonas e um Sensor Bioeletrônico para Detecção de Malária. O Mapa Tátil é voltado para alunos com deficiência visual, e tem como objetivo contribuir para o aprendizado lúdico sobre cultura, economia, política e os espaços geográficos dos municípios amazonenses. Já o MAI é um produto projetado para crianças autistas treinarem suas habilidades cognitivas e de comunicação, de uma forma lúdica e intuitiva.

Outros destaques do estande da Ufam foram o Amãozonas, produto em forma de uma mão colorida que possibilita a alfabetização manual de crianças surdas (e ouvintes); e o Sensor Bioeletrônico para Malária, produto de baixo custo que detecta a doença no sangue de forma rápida e eficiente.

Para o general de Exército Guilherme Theophilo, Comandante Militar da Amazônia, a participação da Ufam no evento é vantajosa para estreitar relacionamentos entre a academia, militares e a indústria. “Sempre fui um incentivador da interação da universidade com os militares da parte de defesa, até porque hoje temos um sistema chamado Defesa-Indústria-Academia. É uma tríplice hélice que devemos rodar muito azeitada, para que possamos ter pesquisas, os empresários se interessem por esses projetos, e assim destinem recursos para que a hélice gire de forma perfeita”.  

O acadêmico de Administração da Ufam, e coordenador do estande pela Pró-reitoria de Extensão (Proext), Lisandro Mamud, disse que a participação da universidade com as pesquisas despertou a atenção do público. “Durante os três dias de evento houve muito interesse do público em conhecer a Ufam. E é nosso interesse, também, levar a universidade para além dos muros. Essa é uma das atribuições da Pró-reitoria de Extensão: aproximar a universidade da sociedade em geral”.

Walter Brito, professor do Departamento de Química, e coordenador do projeto de Sensor Bioeletrônico para Detecção de Malária, destacou que “eventos como este são uma oportunidade única, pois tiram as pesquisas de dentro da universidade para serem expostas para possíveis clientes”.

Confira os nomes dos demais integrantes do estande: Aline Sgarbi Sousa (estudante de Pedagogia), Danyeli Rosas Gomes (Professora de Língua Inglesa), Ismael dos Santos (Relações Públicas), Larissa Simão Freitas (estudante de Pedagogia), Letícia Silardi (estudante de Pibic em Química), Lindimar Rosas Barreto (Bióloga), Marion Litaiff Gomes (Relações Públicas), Roland Salas (doutorando em Química), Samuel Vicente Júnior (Técnico-administrativo em Educação), Shirlen do Nascimento Viana (Pesquisadora/Linguista).

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable