Sexta Etnográfica debate migrações

O Projeto Sexta Etnográfica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufam (PPGAS), promoveu nesta sexta-feira, 15, no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), o terceiro evento do ano de 2017, intitulado “Práticas Populares no Meio Urbano e Migração”.

A Sexta Etnográfica é um evento que compartilha com o público universitário e a comunidade em geral uma reflexão antropológica dos vários temas pesquisados nos núcleos de pesquisas associados (o PPGAS e o Departamento de Antropologia da Ufam). É um evento que ocorre há alguns anos e é executado pelos alunos do PPG por meio de projeto de extensão.

Participam do projeto os núcleos do PPGAS: Naurbe – Cidades, culturas populares e patrimônios e o Grupo Migratórios da Amazônia (Gema). Ambos promovem a exibição de audiovisual e em seguida o debate do tema escolhido com o público e os pesquisadores. A proposta deste ano foi de congregar professores e pesquisadores dos dois núcleos para ampliar o a reflexão do tema.      

Foram exibidos o curta/documentário “Amazonas, Amazonas” (1966), de Glauber Rocha, e o documentário “Imigração Haitiana” (2015), do programa Nova Amazônia. Após a exibição dos filmes ocorreu um debate com o professor Sérgio Ivan Gil Braga, o professor e membro do Gema, Sidney Antônio da Silva, e o mestrando Rosiel Mendonça, do Naurbe.

A coordenadora geral do projeto de extensão que viabiliza a Sexta Etnográfica, Maria Helena Ortolan, destacou que o significado do evento é de uma vivência universitária, de coletivizar o conhecimento. “O evento permite a interação com outras áreas acadêmicas. Isso oportuniza os alunos de Antropologia a terem acesso a outras informações”, afirmou a professora.  

A estudante do PPGAS e membro da cmoissão organizadora do evento, Glacyane dos Santos, ressaltou que o projeto contribui para agregar informações para as pesquisas desenvolvidas no Programa. “Como sou aluna do PPG e faço uma pesquisa que está vinculada ao Núcleo, isso acaba acrescentando mais material para mim. As discussões, os conceitos, as categorias que são apresentadas em um vídeo etnográfico contribuem para nossas pesquisas e ampliam os nossos horizontes com relação às teorias antropológicas” afirmou a estudante.     

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable