HUGV realiza primeira sessão clínica por videoconferência com Coari/AM
Iniciativa ressalta o compromisso do Hospital no compartilhamento do conhecimento e novas tecnologias
Professora Roberta Lins conduziu a sessão clínicaNa tarde de quarta-feira, 30, a Unidade de Telessaúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam) realizou pela primeira vez uma sessão clinica por videoconferência. A iniciativa foi articulada entre a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) e o Instituto de Saúde e Biotecnologia em Coari (ISB/Ufam).
A sessão clínica teve o apoio logístico e de tecnologia da informação da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam (GMTS), coordenada pelo professor Ivan Tramujas. Segundo a coordenadora da Unidade de Telessaúde, enfermeira Adriany Araújo, o apoio incondicional da GMTS foi essencial para que a sessão acontecesse. “Sem a assistência da Gerência, não seria possível a realização desta iniciativa inovadora no âmbito da telessaúde”, afirmou.
A sessão clínica da residência Multiprofissional de Fisioterapia Neonatal teve a participação, além dos residentes do hospital, dos discentes das áreas de saúde do polo em Coari. A coordenadora da residência de Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal do HUGV é a professora Roberta Lins, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Ufam.Sessão envolveu estudantes da graduação dos cursos de saúde do ISB/Coari e residentes do HUGV
“A sessão permitiu aos estudantes de graduação em nutrição, enfermagem, fisioterapia e medicina de Coari terem este momento de troca de conhecimento, que de outra forma, seria muito mais difícil devido aos custos envolvidos, já que o município de Coari se situa a 363 km de Manaus. O intuito desta iniciativa foi promover a expansão e a interação cada vez mais do ensino e da pesquisa e utilizar as tecnologias de Educação à Distância (EAD) para universalizar o acesso ao conhecimento na UFAM", complementou Adriany Araújo.
Para a professora Roberta Lins, a experiência foi enriquecedora para todos os envolvidos. "O momento foi abrilhantado pelos coordenadores e acadêmicos dos cursos de saúde do ISB, além dos coordenadores, preceptores e residentes das Residências da Coremu", destacou.
A residência coordenada pela docente, em parceria com a Maternidade Balbina Mestrinho, foi criada em 2014, com 12 bolsas do Ministério da Educação (MEC), já formou sua primeira turma de seis especialistas. "Estamos colhendo excelentes frutos com esta formação diferenciada, que privilegia o treinamento em serviço e a formação de especialistas voltados a atender a demanda do SUS", declarou a coordenadora.