Telessaúde do HUGV promove videoconferência na Feff

A Unidade de Telessaúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), responsável pela coordenação das ações ligadas à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), promoveu na quinta-feira, 31 de agosto, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), a primeira reunião de Grupos de Interesse Especial (SIG) por meio de videoconferência, fora do ambiente do Hospital.

A videoconferência teve a participação do médico Mauro Vaisberg, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e dos professores e estudantes da Feff. O médico expôs um caso de avaliação da pessoa com Diabetes tipo1 em treinamento físico. Explicou como proceder e orientou como o profissional de Educação Física deve avaliá-la.

SIGS

Os Grupos de Interesse Especial (SIGs) promovem sessões, por videoconferências ou webconferências, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações a distância em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área de saúde, em diversos níveis de formação profissional. Atualmente, o HUGV participa de 39 SIGs de telessaúde pela rede Rute e pela primeira vez a sessão ocorreu noutra unidade. 

Estudante Julia SilvaEstudante Julia Silva

A chefe da Unidade de telessaúde do HUGV, enfermeira Adriany Araújo, espera que o conteúdo exposto amplie o conhecimento dos futuros profissionais da Educação Física. “Espero que os estudantes participem. São conteúdos que vão agregar conhecimentos na sua formação, e que eles possam utilizá-los no dia a dia do atendimento ao público”, disse.

Já a estudante do 3º período de Fisioterapia da Ufam, Júlia Silva dos Santos, afirmou que o tema da videoconferência é importante porque as pessoas que serão atendidas pelos futuros profissionais, caso sejam acometidas por diabetes, terão auxílio de pessoas que conhecem a doença e podem ajudar no atendimento. “O tema vai acrescentar muito. Entendendo mais sobre a doença, temos mais segurança de como proceder com os pacientes. É uma excelente oportunidade participar desta videoconferência”, destacou a estudante.

A diretora da Feff, professora Artemis Soares, destacou que a videoconferência oferece uma oportunidade para os professores consolidarem seus conhecimentos e repassarem aos estudantes. “Vejo com muito interesse a abertura a novos conhecimentos. A videoconferência oferece essa oportunidade para alunos e professores e a participação agrega à formação”, afirmou a docente.

 

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable