Pró-Reitorias de Pesquisa da Ufam e da UEA se reúnem para alinhar atuação conjunta
Doutorados Interinstitucionais, APCN’s e Especializações foram as pautas do encontro.
Na manhã desta quarta-feira, 30, foi dado mais um passo na parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Conforme acertado durante o encontro dos membros da Administração Superior das duas universidades, realizado na sede da UEA no dia 21 de agosto, as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam e da UEA se reuniram para definir as propostas que serão trabalhadas em parceria e submetidas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Doutorados Interinstitucionais
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, destacou os projetos de Doutorados Interinstitucionais (Dinter) que a Ufam vem negociando com universidades parceiras. “Nosso histórico é muito bom. Foi muito o que herdamos de doutorados interinstitucionais. De 2009 a 2012, a Ufam realizou oito projetos de Dinter com diversas instituições promotoras e certificou 105 doutores distribuídos pelas áreas de Letras, Psicologia, Medicina, Administração, Odontologia, entre outras. Agora, negociamos mais oito propostas que contemplam a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; duas propostas que contemplam as Ciências da Comunicação; a Faculdade de Medicina; a Faculdade de Filosofia; a área de Engenharia de Materiais e, em Coari, temos uma proposta na área de saúde com várias frentes”, detalhou a pró-reitora.
Viagem ao Peru e à Colômbia
A pró-reitora também citou que os titulares das Pró-Reitorias de Pesquisa da Ufam e da UEA viajam, no próximo mês de setembro, para o Peru e para a Colômbia a fim de visitar as universidades dos países vizinhos e, dessa forma, prosseguir com o projeto de oferecer cursos de pós-graduação transnacionais. “Vamos construir, junto com a UEA, uma parceria na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia com a proposta de oferecer um curso de mestrado e, se possível, um curso de doutorado transnacional para abordar temas amazônicos. Para tanto, vamos reunir doutores da Ufam que estão em Benjamin Constant e da UEA, que estão em Tabatinga e, durante essa nossa viagem às universidades do Peru e da Colômbia, ampliar as parcerias. Pretendemos apresentar essa APCN à Capes até o mês de outubro”, estimou a gestora da PROPESP.
Para a professora Patrícia Albuquerque, coordenadora da pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas, a reunião foi bastante produtiva. “Conseguimos identificar várias propostas em que a Ufam e UEA podem se ajudar no que se relaciona à formação de docentes, como os doutorados interinstitucionais em áreas que a UEA e a Ufam tanto precisam. A ideia é que a UEA possa oferecer algumas vagas dos seus doutorados interinstitucionais para os professores da Ufam e a Ufam faça o mesmo com os docentes da UEA. Por outro lado, vislumbramos uma parceria na criação de novos cursos de pós-graduação, além da proposta de ingressarmos juntos na Rede Educanorte, um doutorado em Rede em Educação que tem uma demanda bem expressiva dos docentes das duas instituições. Pretendemos também oferecer, inicialmente, um mestrado na tríplice fronteira e no, futuro, também um doutorado voltado para tratar de temas amazônicos”.
Durante a reunião, também foram acertadas especializações em parceria para atender aos colegas professores do interior nas diversas áreas do conhecimento, sobretudo na área de Ensino, desde a Educação Infantil até a educação de nível superior para fortalecer a Educação no Amazonas. A reunião aconteceu na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam.