Encontro Regional de Comunicação em Rede debate a participação da juventude no audiovisual

Evento é uma realização do Canal Futura, em parceria com a TV Ufam e Rede Amazônica

A Universidade Federal do Amazonas, por meio de sua TV universitária, foi a anfitriã do Encontro Regional de Comunicação em Rede, com o tema "Conexão através da comunicação: como construir espaços de diálogo com os jovens?". O evento ocorreu na manhã de quinta-feira, 24, no auditório Rio Amazonas, e foi o primeiro, de uma série de quatro encontros regionais do Canal Futura com universidades, até novembro. (Saiba mais)

Segundo o diretor da TV Ufam, professor Guaraciaba Tupinambá, o encontro é enriquecedor devido à troca de conhecimentos sobre comunicação, educação e produção audiovisual. “O Futura esteve presente com uma equipe super qualificada, pautando um debate muito produtivo. Além do evento aberto, realizado no Auditório Rio Amazonas, o Futura realizou na sede da TV Ufam, dois encontros de formação e interlocução com as universidades regionais parceiras. Estiveram presentes a Ufpa[Universidade Federal do Pará] e a Unama [Universidade da Amazônia]. O evento em sua totalidade proporcionou um debate atual, onde as novas demandas audiovisuais, as novas tecnologias e as inovações em educação e comunicação procuraram dar resposta à questão: Como construir espaços de diálogo com os jovens?

José Brito Cunha, gerente de Distribuição do Futura, ministrou um dos painéis da programação: “Futura 2.0, Futuraplay, Cenários e oportunidades para a mobilização, conteúdo, mídias digitais e jornalismo, a partir da experiência de 20 anos do Canal Futura”.

“A proposta do meu painel foi trazer um pouco de experiência para esse público, sobre o que o Canal Futura vem fazendo no âmbito da distribuição de conteúdo. De que maneira produzimos conteúdo audiovisual que não seja feito só para a tela da tv. Que possa ser pensado também de uma maneira que pessoas consumam audiovisual em outros momentos, como em smartphones, em jogos. Então trago algumas referências de plataformas plays, jogos e sistemas de mensageria”, explica o gerente.

O Encontro Regional de Comunicação em Rede seguiu até o final do dia com temas sobre inovação audiovisual, rodas de conversas com exibição de documentários, e cases para a produção de conteúdo. Marcelo Wasem, professor adjunto do Instituto de Artes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), apresentou reflexões sobre como construir espaços de diálogos com os jovens.

“O desafio é conseguir trazer para a realidade local de juventude uma reflexão sobre representatividade. Qual é a cara e a voz da juventude do amazonas, dos povos da floresta? Cabe a dicotomia cidade-floresta, sendo que tudo está junto? O Estatuto da Juventude é um marco no Brasil, desde 2013, que pauta o jovem como um protagonista na sociedade”.

Já o apresentador e jornalista do Canal Futura, Cris Reckziegel, falou sobre o processo de produção de conteúdo para o “Conexão Futura”, programa de tv que aborda, diariamente, a agenda social brasileira.

Acompanhe a TV Ufam:

www.tvufam.ufam.edu.br / facebook.com/tvufamoficial

 

Notícia relacionada

Ufam recebe Encontro de Comunicação em Rede no dia 24 de agosto. Inscreva-se!

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable