Escola de Enfermagem promove Oficina de Seleção e Treinamento de entrevistadores para o 3º ciclo do PMAQ

Atividade acontece até o dia 18 de agosto e integra importante etapa do Plano de Trabalho em parceria com a Fiocruz

Nesta segunda-feira, 14, ocorreu a abertura da Oficina de treinamento e seleção de entrevistadoresNesta segunda-feira, 14, ocorreu a abertura da Oficina de treinamento e seleção de entrevistadoresA Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas  (EEM/UFAM) sedia, de 14 a 18 de agosto, a Oficina de Seleção e Treinamento de Entrevistadores para o Terceiro Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Trata-se de uma pesquisa da qual participam a Ufam e o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz). 

Os selecionados, nessa fase, atuarão na coleta de dados que ocorrerá entre os meses de setembro e novembro em todos os municípios do Amazonas, cabendo à Ufam a pesquisa em 28 municípios e os demais ao Instituto Leônidas e Maria Deane. 

PMAQ

O Programa contribui para o fortalecimento da Política Nacional de Atenção Básica em Saúde e para a promoção da cultura de avaliação, além de estabelecer padrões de qualidade para orientar boas práticas de gestão e de processos de trabalho. Neste terceiro ciclo do PMAQ  serão avaliadas, em todo o país, cerca de 39.000 equipes de atenção básica; 25.000 equipes de saúde bucal e 156.000 usuários de Atenção Básica em 5.570 municípios brasileiros. No Amazonas, serão entrevistadas 722 equipes, sendo 240 equipes de atenção básica, 431 com saúde bucal e 51 núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Fortalecimento da participação da Ufam

A cada dois anos a pesquisa, que é demandada pelo Ministério da Saúde, é realizada em todo o território nacional. Há três anos a Universidade Federal do Amazonas participa ativamente do trabalho junto com a Fiocruz do Rio de Janeiro, que coordena nacionalmente o processo de avaliação e a Fiocruz regional, denominada Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane.Diretora da Escola de Enfermagem, professora Nair Chase, avalia benefícios da participação da Ufam na pesquisa nacional. "Vasto material para produção de pesquisas".Diretora da Escola de Enfermagem, professora Nair Chase, avalia benefícios da participação da Ufam na pesquisa nacional. "Vasto material para produção de pesquisas".

A participação da Ufam se dá através de um termo de cooperação com a Fiocruz, em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane. Segundo a gestora da parceria e diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, professora Nair Chase, a participação da Ufam no PMAQ acontece desde o primeiro ciclo. "Sempre participamos, mas agora estamos coma participação formalizada via Acordo de Cooperação. Para este terceiro ciclo, a Ufam ficou responsável por um distrito sanitário de Manaus e 28 municípios do Amazonas,  além de planejar e realizar a seleção e o treinamento dos entrevistadores, em conjunto com o IqLMD que é a etapa que ocorre nesse momento, em que a equipe se prepara para entrar em campo. O estudo, que consiste em entrevistas nas Unidades básicas de Saúde, permitirá conhecer as realidades e singularidades da Atenção Básica no Brasil, em particular, no Amazonas, registrando as fragilidades e potencialidades de cada lugar; se tem equipamento, laboratório, ou seja, avaliar em que condições os serviços de saúde são oferecidos à população. Ao final da coleta de dados, as equipes enviarão as informações para o Ministério da Saúde, que fará a análise dos mesmos e dialogará com os municípios", relatou a diretora.

Relevância acadêmica

Ela destacou ainda que a participação da Ufam no PMAQ viabiliza a realização de mais pesquisas na área da saúde. "Outro aspecto interessante, que é consequência de nossa participação nesse trabalho, é que ao final o banco de dados fica disponível para a Ufam produzir pesquisa. Já temos pelo menos quatro pesquisas na área da Enfermagem e uma na área de assistência farmacêutica e vamos realizar muito mais a partir das novas informações. Isso é de uma grande relevância acadêmica", acrescentou a diretora. 

Durante cinco dias os participantes realizam simulação de coleta e envio de dados para o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).Durante cinco dias os participantes realizam simulação de coleta e envio de dados para o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

O consultor técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Santana da Silva, elogia a parceria da Fiocruz com a Ufam.  "Ficamos felizes em saber que a Fiocruz fez essa parceria com a Ufam, que é uma universidade muito reconhecida na Região Norte. É um orgulho para nós termos a Universidade atuando conosco, por ela conhecer bem o território, indo aos municípios com os entrevistadores e fazendo a coleta das informações. Isso é fundamental para que o trabalho seja bem-sucedido", afirmou o consultor técnico do departamento que demanda a pesquisa nacional.

Candidatos

Há 12 anos atuando como enfermeira na Saúde Pública, Maria Grasílvia dos Santos é uma das participantes do processo de seleção de entrevistadores. Ela classifica a Oficina de seleção e Treinamento como uma experiência muito fortalecedora. "Aqui reencontrei muitas pessoas que conheci durante minha trajetória profissional. Com a seleção, temos a oportunidade de diversificar atividades. Eu,  por exemplo, já participei da equipe de gestão e agora quero estar em campo, como entrevistadora. Isso fortalece meu conhecimento e minha experiência, pois estamos tendo contato com as ferramentas que serão utilizadas durante a pesquisa de campo. Logo, essa etapa é essencial para nos prepararmos para o que vem no trabalho de coleta de dados", ressaltou a participante.

Oficina

Nesta quarta-feira, 16, a Oficina de Seleção continua com a simulação de coleta e envio do instrumento do Módulo VI. Na quinta, 17, os candidatos a entrevistadores apresentarão o detalhamento da operacionalização da pesquisa de campo, bem como será realizada a avaliação da Oficina.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable