Instituto de Natureza e Cultura da Ufam apresentará 30 artigos em Congresso Nacional de Botânica

O CNBot é o principal espaço para debates sobre a Flora Brasileira, reunindo cerca de três mil participantes anualmente

Turma de prática de campo em Botânica, no município de Tabatinga (AM) Turma de prática de campo em Botânica, no município de Tabatinga (AM) Trinta trabalhos científicos dos cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química e de Ciências Agrárias e do Ambiente do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam) foram aceitos para apresentação no 68º Congresso Nacional de Botânica (CNBot). Os trabalhos são frutos de projetos de prática de campo, Iniciação Científica (PIBIC) e Atividade Curricular de Extensão (PACE), produzidos por acadêmicos do 7º, 8º e 9º períodos.

O CNBot será realizado no Rio de Janeiro (RJ), de 20 a 25 de agosto, com o tema “Diversidade Vegetal: Conhecimentos e Aplicações”. Acesse a lista dos trabalhos do INC que participarão do evento.

Orientados pelos professores Renato Abreu Lima, Líbia de Jesus Miléo e Márcia Nascimento Pinto, as produções científicas serão apresentadas nas áreas temáticas de Ensino de Botânica, Fitoquímica, Taxonomia Vegetal, Florística, Fitossociologia e Fitogeografia e Etnobotânica.

Para o professor Renato Abreu Lima, a produção foi um “trabalho árduo, mas muito bem executado e proveitoso” – qualidades que se refletem na recepção positiva: todos os trinta trabalhos submetidos ao Congresso foram aprovados.

Equipe de professores do curso de Ciências: Biologia e Química do INCEquipe de professores do curso de Ciências: Biologia e Química do INC

Aprendizado

Duas estudantes que se apresentarão no CNBot falam da experiência adquirida durante a elaboração e execução dos projetos. Mesmo em categorias diferentes dentro da Botânica, os trabalhos se assemelham ao explorarem temas que aliam o conhecimento científico e a tradição popular.

A estudante Gabriane Matos realizou um levantamento sobre plantas medicinais comercializadas em feiras livres de Tabatinga (AM). “É interessante conhecer as espécies que fazem parte da medicina popular da nossa região e a tradição, que vem de anos, da venda e do ensino o modo de preparo do remédio”, apontou a acadêmica.

Já para a aluna Ana Cristina Barros, que teve o trabalho aprovado na área de Fitoquímica, a pesquisa mostrou novas possibilidades para a composição de medicamentos. “É uma alternativa interessante utilizar extratos de plantas para combater bactérias que causam doenças graves no lugar de medicamentos sintéticos”, explicou a aluna.

Sobre o CNBot

Promovido pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), o CNBot é voltado a alunos, tanto de graduação como de pós-graduação, professores e pesquisadores, e aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade dos recursos naturais, especialmente nos componentes da flora. O Congresso Nacional de Botânica é o principal fórum de debates da Flora Brasileira, reunindo anualmente cerca de 3.000 participantes.  

O Congresso tem como missão divulgar os avanços obtidos na Botânica e apontar, recomendar e sugerir ações e mecanismos para a área ambiental nacional, colocando à disposição da comunidade científica e de pessoas interessadas informações voltadas para a conservação da natureza e dos recursos naturais. Acesse o site do evento.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable