Andifes reúne gestores de instituições federais em encontro ordinário
Gestores são de Universidades e Institutos Federais
Reitores de todas as Universidades e Institutos Federais do Brasil estão reunidos na cidade de Natal (RN), para a 165ª edição da Reunião Ordinária do Conselho Pleno, promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O encontro, que acontece pela sétima vez neste ano, visa debater temas pertinentes ao fortalecimento da Educação Superior no País.
O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga Ferreira e o vice-reitor, professor Jacob Cohen, integram a comitiva dos gestores. Representando a Ufam, pela primeira vez, nos cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente, Puga fala das expectativas de ambos. "Estamos acompanhando a programação e buscando posicionar as ações da nossa Universidade no âmbito das propostas apresentadas, tais como a Relação entre as Universidades e a Petrobras e o Desenvolvimento Sustentável (ODS), todas dentro do nosso contexto", observou.
Reunião acontece em Natal, até sexta, 28
PROGRAMAÇÃO
Para o primeiro dia do encontro consta no cronograma de atividades dos gestores educacionais a explanação de duas palestras. O tema de uma delas é a 'Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre as Universidades Federais e a Petrobras', proferida pelo gerente de Relacionamento da empresa, Eduardo Fernando dos Santos e a segunda, que aborda 'Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável', apresentado pelo secretário adjunto da Andifes, Cláudio Cavalcanti Ribeiro. Houve ainda os pronunciamentos do secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/Mec), Paulo Barone e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Kleber Morais.
Na sexta-feira, 28, está prevista a apresentação da proposta de portfólio para apresentação das universidades federais, a apresentação do relatório de gestão referente ao biênio 2016/2017 e os debates acerca das Diretrizes de Ações para a Andifes, Também ocorrerão as subsmissões de candidaturas às chapas para a Diretoria Executiva da Andifes, eleição e posse da mesma, dos membros do Conselho Fiscal e homologação do Diretório Nacional.