Parceria entre Ufam e UEA fortalecerá a formação docente
Parceria para fortalecer a formação docente terá foco na multidisciplinaridadeReafirmando a parceria interinstitucional, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (EUA) combinarão esforços para consolidar a formação docente das duas instituições. É o que foi discutido durante visita técnica de representantes da UEA à Ufam na manhã desta quinta-feira, 20.
O reitor, professor Sylvio Puga, e a assessora especial de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam (ARII), professora Leda Brasil, se reuniuram com o diretor de Relações Internacionais, professor Harold Wright, e a coordenadora de programas acadêmicos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UEA (Prograd), professora Simone Carvalho. Segundo a assessora, a colaboração terá foco na multidisciplinaridade e multiculturalidade. “É uma proposta animadora no sentido que proporcionará uma interação entre os professores que perdurará no tempo”, afirmou.
O novo acordo envolverá a criação de um modelo de intercâmbio de conhecimento, com disciplinas conjuntas entre a Ufam e a UEA, caracterizado pela multidisciplinaridade de áreas como a saúde e a educação, por exemplo. Os próximos passos para a consolidação da parceria envolvem a elaboração de um projeto, consulta com as procuradorias jurídicas e discussões com os corpos docentes de ambas as instituições.
“Esperamos montar um projeto inovador para as duas instituições, nunca visto na região Norte e que sirva de modelo para o resto do País”, declarou o diretor Harold Wright. “Temos uma visão bastante positiva desta parceria, que beneficiará não só a Ufam ou a UEA, mas o estado do Amazonas”.
O novo acordo abrangerá também instituições de ensino estrangeiras que possuem parceria com as duas universidades. O trabalho conjunto entre docentes de diferentes estabelecimentos de ensino abrirá oportunidades de mobilidade acadêmica e produção científica. “Acredito no efeito bola de neve: você terá professores das três instituições trabalhando juntos, falando sobre uma possível linha de pesquisa a seguir, publicando artigos científicos, explorando a possibilidade de intercâmbio acadêmico. Só precisamos de um exemplo de sucesso para começar tudo isso”, disse o representante da UEA.
A parceria entre Ufam e UEA data de 2012, quando foi firmado um acordo de cooperação técnico-científica com o objetivo de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão. Em 2015, um novo acordo, desta vez relacionado ao estágio curricular obrigatório e voluntário, foi estabelecido entre as universidades.