Ufam promove lançamento de livros e premia projetos de iniciação tecnológica

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), realizou na tarde desta sexta-feira a premiação de trabalhos de iniciação tecnológica e o lançamento de dois livros e uma cartilha. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Direito (FD), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

Compuseram a mesa de honra a pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves; o pró-reitor de Administração e Finanças, professor Armando Araújo de Souza Júnior; a diretora técnica em exercício da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (Fapeam), Aline Lauria; o diretor do Departamento de Gestão do Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais (DCT), Raimundo Felipe da Cruz Filho e o atual deputado estadual, Luiz Castro de Andrade Neto.

Parcerias institucionais

Os 26 trabalhos premiados fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Confira lista em anexo. Os projetos foram apresentados no I Encontro de Iniciação Tecnológica e Economia da Cultura (ITEC), que ocorreu no ano passado durante a quarta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC). Segundo a professora Socorro Chaves, a Protec é o departamento universitário responsável por estabelecer parcerias com outras instituições dos setores público e privado, com o objetivo de fomentar projetos de pesquisa relacionados à Inovação tecnológica desenvolvidos no âmbito acadêmico. “Nossa equipe incentivou e ajudou a captar recursos para criar a primeira incubadora brasileira que trabalha com artefatos indígenas, a ‘Amazonas indígena criativa’, localizada em Parintins”, relatou.

Para Aline Lauria, as cerimônias de premiação possuem dimensão fundamental no que se refere ao reconhecimento da atuação de todos os envolvidos em pesquisa e inovação tecnológica, pois coroam um esforço empreendido. “Esforço notável, em especial nestes últimos anos de crise político-econômica, em que o processo para fomentar este tipo de atividade se tornou muito mais difícil”, observou a diretora, representando a Fapeam.

Artigos acadêmicos contemplados em livros

Ocorreu ainda o lançamento de dois livros: “Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: Experiência da Universidade Federal do Amazonas” e “Inovação Socioacadêmica na Amazônia”. O primeiro livro é resultado de artigos produzidos em 2015 no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Amazonas (PAITI/FAPEAM/UFAM). Já o segundo, é obra produzida por meio do Parque Científico Tecnológico da Ufam (PCTIS), com organização das professoras Socorro Chaves e Socorro Lima Verde. O deputado Luiz Neto afirmou que teve a oportunidade de acompanhar e em alguns momentos interagir com este trabalho em equipe.  Segundo ele, estes livros devem ser consultados em situações diversas, não apenas guardados. “É através da universidade, associada aos conhecimentos tradicionais, que vamos desenvolver o futuro deste grande Estado e desta Amazônia”, concluiu.

Além dos livros, a Protec também realiza o lançamento da cartilha “Orientações sobre Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado”, produzida pelos professores Maria Couto Marques e Raimundo Felipe da Cruz Filho. Junto a essas orientações, a cartilha aborda a repartição de benefícios para a conversação e uso sustentável da biodiversidade.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Lista de Premiados Pibiti.pdf)Lista de premiados [ ]57 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable