Ufam homenageia servidores aposentados
A cerimônia que ocorreu no auditório da Progesp homenageou 7 servidores aposentados nos meses de maio e junho de 2017
Foram sete servidores homenageadosNa tarde desta segunda-feira (19), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), realizou cerimônia de homenagem aos sete servidores aposentados nos meses de maio e junho. A cerimônia foi realizada no auditório da Progesp, localizado na Reitoria da Ufam, Setor Norte do Campus Universitário.
Os servidores aposentados foram: Antônia de Souza Le Vaillant, Cláudio Dantas Frota, Germano Augusto de Campos Filho, João da Silva Carvalho, Maria Auxiliadora Amaral de Messias, Maria Carmolinda Marques da Silveira Mourão e Maria Waldeida do Espírito Santo Dias.
Dedicação à Universidade
Reitora Márcia Perales; professor Cláudio Dantas; e vice-reitor Hedinaldo Lima
Em seu discurso, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, relembrou sua trajetória na instituição e falou sobre a importância do papel de cada servidor. “É uma vida de dedicação de cada um de vocês. É claro que um momento de agradecimento não poderia se dar como o recebimento de um documento de aposentadoria assinado por mim. Isso é muito pouco. Eu também não diria que este momento é o justo e que responde à altura, mas é só uma forma que nós buscamos, por meio da Progesp, de poder dizer com todas as letras: ‘Muito obrigado’. Muito obrigado pelos anos de dedicação, por fazerem com que a nossa instituição seja a melhor e aumente a sua credibilidade na sociedade. Por contribuir para que esse seja um espaço que permite a discordância, a diversidade, pois tudo isso faz com que ela seja mais plural e democrática. Isso é uma construção coletiva”, disse a reitora.
Reconhecimento
O discurso de reconhecimento ficou por conta do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima. “O que está sendo entregue para vocês hoje não é apenas uma lembrança deste momento, mas é tudo aquilo que vocês representam para a nossa instituição. Muitas vezes as pessoas trabalham e quando terminam o prazo recebem apenas uma portaria e vão embora. É por isso que nós criamos esse momento, pois nos dá a possibilidade de encontrar e agradecer vocês que estiveram ao longo dos anos contribuindo com o melhor de si para esta instituição”, falou o professor.
Pró-reitora Kathya Thomé e professora Maria Carmolinda MourãoJá a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Khatya Augusta Thomé Lopes, falou sobre o retorno dos servidores à universidade após a aposentadoria. “Há duas semanas defendi meu memorial e um dos discursos me marcou bastante. Falava sobre a nossa desconsideração com os servidores que se aposentam e voltam à Ufam. Quando um colega retorna, algumas pessoas perguntam: ‘O que você está fazendo por aqui?’. Que nunca possamos fazer essa pergunta. Ao contrário, que possamos ficar bastante felizes quando eles retornam, seja qual for a razão. Eles podem ter saído da ativa, mas nunca sairão da Ufam”, afirmou a professora.
O professor Cláudio Dantas Frota discursou representando os servidores aposentados. Ele agradeceu o apoio da reitora e do vice-reitor e relembrou sua trajetória desde o momento em que decidiu deixar o setor privado para se dedicar à universidade. “Todos nós temos uma história na universidade, e eu posso resumir isso em um pensamento: certa vez perguntaram a um filósofo o que é a saudade, e o filósofo respondeu: ‘Saudade é a vitória do Amor sobre a Ausência ou a Distância. Portanto, só sente saudade quem ama’. Então, com toda certeza nós sentiremos saudades desse convívio. Mas essa saudade é algo positivo e agradecemos a Ufam por tudo isso”, disse o professor.