Reitora recebe visita do Embaixador da Hungria e fortalece parcerias

Na manhã desta quinta-feira (2), a reitora da Ufam, professora Márcia Perales Mendes Silva, juntamente com os pró-reitores, professores Gilson Monteiro (Pesquisa e Pós-graduação), Socorro Chaves (Inovação Tecnológica) e o assessor de Relações Institucionais e Interinstitucionais, professor Naziano Filizola, recebeu a visita do Embaixador da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly, e a conselheira comercial do escritório consular da embaixada húngara em São Paulo, Zsuzsanna László. 

O objetivo da visita do Embaixador foi conhecer experiências da Ufam nas áreas de ensino-pesquisa-extensão-inovação na região amazônica, fortalecer parcerias, e apresentar novas oportunidades de participação da Ufam em projetos acadêmico-científicos com as universidades húngaras.

Durante o encontro os professores citaram para Norbert algumas pesquisas da Ufam premiadas no Brasil e também em outros países, e a presença da Universidade em outros municípios do Amazonas, por meio dos cinco campi, facilitando o acesso democrático e gratuito da população aos cursos de graduação e pós-graduação. Todas essas ações só foram possíveis por meio das diversas parcerias da Ufam com outras instituições.  

“Temos muitos parceiros. E agora a presença de vocês [Embaixada da Hungria], hoje, é muito importante para Ufam pois abre perspectivas de novas parcerias. Temos todo o interesse em ampliá-las com vocês pois entendemos que sozinho não é possível. Quando conseguimos algum em comum, e convergirmos, muitos se beneficiam desse processo. E é assim que vemos as parcerias. A Ufam defende e trabalha com dois princípios: excelência acadêmica com compromisso social”.

Para o Embaixador, a visita foi satisfatória. “Fiquei muito feliz com essa visita, a primeira para mim, no sentido bilateral. Aqui encontrei um ambiente muito criativo, com muitos projetos sociais e tecnológicos. Então vim fortalecer as relações educacionais e de pesquisa entre a Ufam e as universidades da Hungria. Temos boas relações graças ao Programa Ciências sem Fronteiras. Espero que o intercâmbio de estudantes e professores da Ufam com as universidades da Hungria seja um motor para o desenvolvimento entre nossas gerações com a Amazônia, e a Universidade. Estou aqui para colocar a Ufam mais próxima dos líderes da Hungria”, sublinha Norbert Konkoly.     

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable