Professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) participam de Colóquio em Portugal

A edição de 2017 traz como tema "A escola: dinâmicas e atores"A edição de 2017 traz como tema "A escola: dinâmicas e atores"A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) será representada por integrantes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) no Colóquio Afirse 2017, evento que acontece em Lisboa de 02 a 04 de fevereiro.

Representam a UFAM no evento a professora doutora Irlane Maia; a mestre Aldalúcia Gomes; a discente Natana Castro e a professora colaboradora Leila Ghedin, do Instituto Federal de Roraima. Os docentes e discentes apresentarão os seguintes trabalhos:

Programa Ciência no Cotidiano: Interação, Família, Escola com a Universidade – de autoria da professora Irlane Maia

A história da Educação no campo na perspectiva do assentamento em Roraima – Ernan Ghedin, Leila Ghedin e Aldalúcia Gomes;

O percurso formativo de professores na perspectiva das ciências cognitivas – Aldalúcia Gomes, Evandro Ghedin e Leila Ghedin;

A importância da alfabetização científica na formação de professores - Aldalúcia Gomes, Eduarda Cristina Santos, Miceia Rodrigues, Lucinete Gadelha

Diálogo de saberes: uma proposta para o Ensino de Biologia e Química – Irlane Maia e Rebeca Brandão;

Professora Irlane Maia apresentará trabalho sobre o diálogo de saberes da comunidade com os saberes acadêmicosProfessora Irlane Maia apresentará trabalho sobre o diálogo de saberes da comunidade com os saberes acadêmicos

Educação Sexual: uma abordagem sobre o vírus da imunodeficiência humana – HIV, no âmbito escolar – Janderson Barroso, Aldalúcia Gomes e Mauro Humberto Pereira.

Trabalhos ressaltam a formação cidadã

A professora doutora Irlane Maia, autora do trabalho Programa Ciência no Cotidiano: Interação, Família, Escola com a Universidade e orientadora do trabalho de Especialização intitulado Diálogo de saberes uma proposta para o ensino de Biologia e Química, destaca a importância da participação da UFAM no evento. “As perspectivas apontadas nos trabalhos que serão apresentados no Colóquio envolvem o diálogo de saberes da comunidade com os saberes acadêmicos, buscando transformá-los em saberes escolares e, dessa forma,  referenciando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Destacamos que as propostas legitimam as atividades docentes e discentes da Universidade, bem como as parcerias e colaborações que visam à qualidade na formação cidadã, sempre estabelecendo o compromisso social da UFAM” afirma a docente.

A equipe segue para Lisboa no próximo sábado, dia 28 de janeiro. 

O  Colóquio ocorrerá nas instalações do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para saber mais sobre o evento, acesse XXIV COLÓQUIO 2017.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable