Palestra esclarece dúvidas sobre Programa Andifes Santander
Nesta quarta-feira (24), a Assessoria de Relações Institucionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas (Arii/Ufam) realizou uma palestra sobre o programa de mobilidade acadêmica Andifes Santander. O encontro, que aconteceu no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), reuniu estudantes para esclarecer dúvidas sobre o programa.
O Assessor de Relações Internacionais, professor Naziano Filizola, e a servidora do Departamento de Registro e Controle da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Carla Gomes, deram orientações sobre o edital, documentação e aproveitamento de estudos entre instituições de ensino superior (IES).
“De 2012 para cá, o número de candidaturas para os programas de mobilidade vem aumentando, mas ainda assim sobram bolsas por falta de candidatos”, contou o professor Naziano. “Queremos que essa demanda aumente, pois só assim haverá maior possibilidade de conseguirmos recursos e parcerias que ofereçam alternativas para a vivência acadêmica dos nossos alunos”, disse.
O professor reforçou ainda a importância da mobilidade para a experiência universitária: “Estar na Ufam é fazer parte de uma instituição federal de ensino superior, onde você tem a oportunidade de ampliar seus horizontes. A mobilidade é uma experiência que vale a pena, uma maneira diferente de ver as disciplinas, um momento de congraçamento entre as universidades”, afirmou o assessor.
A estudante do 5º período de Fisioterapia, Ana Beatriz da Costa Lameira, pretende fazer mobilidade para a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). “Lá tem disciplinas que contribuirão muito para o meu currículo, como Saúde da Criança, por exemplo”, disse a acadêmica. “Eu vejo a mobilidade, seja na modalidade nacional ou internacional, como um diferencial para o currículo do aluno. É uma oportunidade de conhecer outras culturas, saber que conhecimento os outros têm para oferecer a nós, e o que nós temos a oferecer para eles”, finalizou.
Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser acessadas no site da Arii ou pelo telefone (92) 3305-1753.