Formação de professores do campo é novo curso de pós-graduação lato sensu ofertado pela Ufam
O entendimento da Educação do Campo considera o percurso histórico e o protagonismo dos sujeitos pelas matrizes terra, trabalho, cultura e memória
Durante abertura, professora Arminda Mourão reafirmou sua crença na iniciativa: "Temos certeza de que este curso vale a pena e é uma forma de levar outra visão de educação para Manaus e outros municípios", declarou.Reunindo profissionais da educação que atuam no estado do Amazonas, o Curso de Especialização em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas realizou sua aula inaugural nesta segunda-feira (19), no auditório Rio Alalaú da Faculdade de Educação (Faced). A especialização faz parte do Programa Escola da Terra, cujo objetivo é implantar políticas públicas para a formação de professores do campo.
A especialização contribuirá para o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos dos professores vinculado ao Programa, centrado em práticas pedagógicas interdisciplinares e transdisciplinares, ajudando a integrar os saberes tradicionais aos científicos do mundo do trabalho do campo.
A mesa de abertura do curso teve a presença da diretora da Faced, professora Selma Baçal; da representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professora Valdileia Pereira; da representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), professora Rainalda Serra; e da coordenadora do Programa Escola da Terra, professora Arminda Mourão.
Em sua fala, Selma Baçal deu as boas vindas aos professores formadores e ressaltou o papel da Faced na especialização. “A Faced vem trabalhando paulatinamente para ampliar a sua inserção onde seus educadores consideram ser fundamental. O campo é um desses lugares. Temos o esforço de muitos professores dedicados, com o olhar voltado às necessidades da população. Ficamos felizes pela parceria com a Seduc e com a Semed. É motivo de muita alegria recebê-los aqui hoje”, declarou a diretora.
A coordenadora do Programa, professora Arminda Mourão, destacou os esforços para a realização do curso e reafirmou sua crença na iniciativa. “Em que pese todas as dificuldades, nós conseguimos aprovar a especialização. É com o apoio do corpo docente desta e de outras unidades que ministraremos as aulas. Temos certeza de que este curso vale a pena e é uma forma de levar outra visão de educação para Manaus e outros municípios”, disse a professora.
Durante aula, professoras resgataram conceitos fundamentais para o entendimento da educação do campo
A aula inaugural da especialização trouxe como tema a Educação do Campo no Amazonas. A palestra teve a participação da professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Graça Passos; da professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), Lucinete Gadelha; e da professora da Faced, Heloísa Borges. O encontro foi mediado pela professora da Faced, Fabiane Garcia.
“A ideia é que a especialização seja uma continuidade de ações já desenvolvidas pelo Programa Escola da Terra. Esperamos que seja um espaço de profunda reflexão e de práticas educativas que configurem momentos novos para a educação do campo”, afirmou a professora Fabiane Garcia.
Graça Passos resgatou conceitos chave para o entendimento da Educação do Campo, como o percurso histórico e o protagonismo dos sujeitos do campo e suas matrizes de formação: terra, trabalho, cultura e memória.
A professora da UEA, Lucinete Gadelha, apresentou os processos de estudo naquela instituição, demonstrando o esforço coletivo e colaborativo por trás do movimento de Educação do Campo.
O curso
A professora Heloísa Borges apresentou a programação pedagógica do curso, com objetivos, referenciais teóricos e estrutura de funcionamento.
O Curso de Especialização em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas, faz parte do Programa Escola da Terra da Faced por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam (Propesp). O programa é conveniado, ainda, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC/Secadi), em parceria com a Seduc e Secretarias Municipais de Educação.
A especialização terá duração de 30 meses, com carga horária de 520h divididas em teoria e prática. O curso reunirá 100 professores vinculados à Seduc e à Semed, além de formadores da Ufam.