Servidores do Hospital Universitário Getúlio Vargas recebem homenagens
A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira (24) no espaço de convivência do novo Hospital Universitário Getúlio Vargas.
O evento foi composto por um Culto Ecumênico de inauguração da primeira etapa do HUGV, celebrado pelo pastor Jônatas Câmara e pelo padre Leudo Santos às 16h, seguido de homenagem aos servidores do HUGV por reconhecimento aos anos de serviços prestados à Instituição.
A solenidade homenageou com troféus, placas e medalhas servidores aposentados, com 30 anos de atividade e os mais antigos. Na ocasião, o secretário de Saúde do Estado, Pedro Elias de Souza, foi condecorado com uma placa em reconhecimento à contribuição para a realização da obra do Novo HUGV. Os ex-gestores do HU também foram homenageados pelo papel que desempenharam na trajetória do hospital. Durante a cerimônia, houve ainda o descerramento da placa em homenagem aos servidores do HUGV.
A mesa de abertura da solenidade foi composta pela professora Doutora Márcia Perales Mendes Silva, reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pelo vice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Narciso Lima, pelo Secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, pelo professor Rubem Alves da Silva Júnior, superintendente do HUGV, pelo professor Marcus Luiz Barroso Barros, membro do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas (FUA), pelo professor Carlos Augusto Borborema, ex-diretor do HUGV, bem como por servidores atuais e aposentados da instituição.
A reitora da Ufam, professora Márcia Perales, afirmou em seu pronunciamento, a importância de reconhecer publicamente as pessoas que trabalharam na construção do novo prédio. “Esse é um sonho coletivo e para que pudesse se transformar nesta realidade, nesta solenidade, nesta celebração, muitas pessoas foram importantíssimas. Quero antes de qualquer coisa, agradecer a todos que ao longo desses anos têm um papel imprescindível nesse sonho coletivo, pois construções como essas são iniciadas muito antes e têm um longo momento de maturação e trabalho para que venham se tornar realidade”, disse.
Ainda segundo a reitora, a atenção e o cuidado com que a equipe de profissionais dedica aos pacientes do HUGV torna mais que justa a homenagem desta quinta-feira. “Uma das marcas do HUGV é o atendimento humanizado. Esse é o diferencial, além da competência, além das expertises que são reconhecidas por toda a comunidade. Isso faz uma imensa diferença para todos que procuram o HUGV e eu sinto muito orgulho disso”, acrescentou.
Ovacionado pelos servidores, o ex-diretor do HUGV, professor Carlos Augusto Borborema foi um dos homenageados. Ele recebeu a placa de homenagem aos ex-gestores da unidade médica da Universidade. “Estar aqui me emociona porque eu participei da inauguração do primeiro prédio do HUGV, há 30 anos. Esse hospital aqui não foi feito apenas para assistência médica, foi feito para a melhoria da saúde do Estado do Amazonas”, enfatizou.
O secretário de Saúde do Estado, Pedro Elias reforçou seu compromisso com o HUGV. “Um dos motivos que levaram a aceitar o cargo como secretário de saúde foi a possibilidade de fazer algo para ajudar o Hospital Universitário Getúlio Vargas, a minha casa. Isso que estamos fazendo aqui é uma celebração de respeito para as pessoas que dedicaram vida, seu dia-a-dia, por esta casa. Quero deixar registrado que enquanto eu estiver à frente desse cargo, o hospital pode contar com o apoio da Secretaria do Estado do Amazonas”, declarou.
O professor Hedinaldo Narciso, vice-reitor da Ufam discorreu sobre o trabalho e a dedicação dos servidores ao longo da trajetória do hospital. “Gostaria de fazer um agradecimento a todos os servidores e estudantes, que construíram esse hospital ao longo de todos esses anos. Não falo apenas da construção física, mas construir uma obra como essa significa se comprometer com ela e com a sua missão ao longo dos anos”, reiterou.
Para a enfermeira Maria Artemísia Barbosa, uma das servidoras homenageadas esse momento foi importante para fechar a sua trajetória profissional que também se iniciou no Hospital Universitário. “O HUGV foi o meu primeiro emprego, por esse motivo representa muito para mim. Não só pelo ensino e aprendizado, mas pelos princípios que vamos levar por toda a vida. Princípios que eu tento passar para o meu filho que está terminando medicina e que também passará aqui por essa casa. Encerrar em uma casa nova, com perspectivas novas e positivas para os pacientes é excelente”, concluiu.