Ministro da Saúde visita novo HUGV
NMinistro elogiou as novas instalações do HUGV e reafirmou a parceria do hospital com o Ministério da Saúdea tarde de quarta-feira (23), o Ministro da Saúde, Ricardo Barros visitou o Novo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), cuja inauguração será nesta sexta-feira (25). O ministro foi acompanhado pela reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professora Márcia Perales, pelo vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, e pelo superintendente do HUGV, Rubem Alves da Silva Júnior, além do Secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza.
O grupo percorreu os andares da primeira etapa do Hospital, conferindo os novos leitos, centro cirúrgico e equipamentos, que incluem aparelhos de raios-X nas modalidades fixo e telecomandado, aparelhagem para ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias e mamografias, além de um centro de imagem com aparelhos de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e broncoscopia.
Ricardo Barros elogiou as instalações e compartilhou as expectativas para a nova fase do hospital de ensino. “É uma estrutura arrojada. Para além do ensino, esperamos uma boa parceria para a assistência às pessoas e que o hospital possa auxiliar o SUS [Sistema Único de Saúde] no atendimento às demandas de média e alta complexidade existentes em Manaus e no resto do Amazonas”, declarou.
Para a reitora da UFAM, Márcia Perales, a visita do ministro evidencia a importância do HUGV para a região. “O HUGV é um centro de referência; ao mesmo tempo em que é um hospital de assistência, também é um campo de prática para os alunos, representando um ganho enorme para a formação deles. A presença do ministro só confirma a relevância do HUGV para a comunidade”, afirmou a reitora.
Na avaliação do vice-reitor, a visita de Ricardo Barros foi bem sucedida, pois possibilitou a oportunidade de diálogo com o Ministério da Saúde para o melhor funcionamento da unidade. “Esperamos prosseguir com essa aproximação para garantir os recursos para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos pelo HUGV”, disse o professor Hedinaldo Lima.
A solenidade de inauguração da primeira etapa do novo HUGV inicia às 9h30, na Avenida Apurinã, nº 4, Praça 14 de Janeiro.