VII SEMCINAT e 29ª SEMBIO iniciam atividades na Universidade Federal do Amazonas

Semanas acadêmicas prestam homenagem aos 50 anos do curso de Ciências Naturais na UFAM

Mesa de abertura das Semanas Acadêmicas do ICBMesa de abertura das Semanas Acadêmicas do ICBNa tarde desta segunda-feira (21), foram abertas as Semanas Acadêmicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que reúnem os cursos de Ciências Biológicas e Ciências Naturais da UFAM – a 29ª SEMBIO e a VII SEMCINAT, respectivamente. Os eventos fazem parte da celebração do Jubileu de Ouro de Ciências Naturais na Universidade.

A solenidade começou com uma apresentação do grupo de Canto Lírico da UFAM, comandado pelo professor João Gustavo Kienen. Em seguida, compuseram a mesa de abertura: o Pró-Reitor de Extensão (Proext), professor Luiz Frederico Mendes dos Reis Arruda; a diretora do ICB, professora Sônia Maria da Silva Carvalho; a professora Maria das Neves Silva Viana, coordenadora da SEMBIO; o professor Marcelo Menin, vice-coordenador da SEMBIO; a professora Ana Claudia Maquiné Dutra, coordenadora da SEMCINAT e do ENECINA; o discente Yago Vinícius dos Santos, presidente do Centro Acadêmico de Biologia (CABio); e o discente Manuel Santiago de Souza Neto, presidente do Centro Acadêmico de Ciências Naturais (Cacien).

Representando a administração superior da Universidade, o pró-reitor Frederico Arruda expressou a satisfação de ver eventos como a Semana Acadêmica serem realizados na instituição e elogiou a organização dos estudantes. “O esforço dos alunos para que este evento aconteça é memorável. Grande parte do que a Universidade tem a oferecer é construído pelos acadêmicos. Eles têm iniciativa e conseguem se organizar de forma impressionante. Tenho certeza que o evento trará grandes resultados”, afirmou.

Grupo de Canto Lírico da UFAM, comandado pelo professor João Gustavo Kienen, abriu o eventoGrupo de Canto Lírico da UFAM, comandado pelo professor João Gustavo Kienen, abriu o evento

A diretora do ICB, professora Sônia Carvalho, destacou a decisão de juntarem as Semanas de dois cursos distintos para uma troca de conhecimentos mais enriquecedora. “As Semanas são um espaço de difusão de conhecimento e agregá-las só melhora esse intercâmbio. O ICB é um instituto que trabalha com a vida, em suas diversas formas, e nada mais justo e apropriado que juntar esses saberes”, disse a diretora.

A coordenadora da VII SEMCINAT, professora Ana Dutra, ressaltou a celebração ao aniversário do curso de Ciências Naturais na instituição. “São 50 anos de uma linda trajetória de formação de professores para a Educação Básica no estado do Amazonas. Que a Semana possa ser um espaço interdisciplinar para o desenvolvimento das atividades ligadas à docência e para as Ciências no geral”, declarou. A professora também lembrou a importância do III Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Naturais/da Natureza (ENECINA), realizado junto ao SEMCINAT. “Vamos dar continuidades às discussões dos problemas oriundos da formação inicial e construção da identidade docente”.

Em sua fala, a coordenadora da SEMBIO, professora Maria das Neves Silva Viana, destacou a relevância das Semanas Acadêmicas para a comunidade universitária. “É importante não só para os alunos, mas para a toda a Universidade. Momentos como esse garantem uma integração maior entre estudantes, professores e administradores. Todos se envolvem no evento que tem o cunho cientifico como norte, promovendo uma integração cultural”, observou.

Para o discente Manuel Santiago, presidente do Cacien, o envolvimento dos alunos demonstra o desejo de se tornarem profissionais que façam a diferença na sociedade. “Todos aqui entendem a importância do nosso curso e entendem a importância do educador. Não queremos apenas ir para as escolas e passar conteúdo sem levar em conta a formação social do aluno. Queremos transformar a educação básica, e para isso, precisamos discutir o perfil do profissional que queremos ser” disse o aluno.

O presidente do CABio, Yago Vinícius dos Santos, corroborou a fala do colega: “Nosso intuito é que a Semana seja um ambiente frutífero de intercâmbio de conhecimento e para que o biólogo entenda seu papel na sociedade. Mais do que pesquisador ou professor, mas também como agente de transformação social”, finalizou.  

A VII SEMCINAT e a 29ª SEMBIO seguem até sexta-feira. A programação completa pode ser acessada nos endereços:

SEMCINAT / ENECINAenecina2016.webnode.com

SEMBIOcosembio.wixsite.com

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable